05/12/2024 15:14
Em inauguração, Simone Tebet afirma que fábrica mudou rosto de MS: 'Estado da Celulose'
Segundo ministra, fábrica gerou revolução no estado e empresários veem região como 'melhor lugar do mundo para se plantar eucalipto'
Presente na cerimônia de inauguração da fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, cerca de 97 quilômetros de Campo Grande, a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet destacou as mudanças geradas pelo investimento em celulose no estado. Segundo a ministra, a fábrica mudou rosto de Mato grosso do Sul.
Durante fala, Simone relembrou feitos e se colocou como precursora na luta por trazer, ainda no governo Zeca do PT, a primeira fábrica de celulose do estado e o primeiro plantio de eucalipto para Mato Grosso do Sul. A ministra destacou também que, devido ao trabalho dos governadores, os empresários passaram a ver a região leste do estado de outra forma.
Segundo ela, agora os empresários veem a região como o "melhor lugar do mundo para se plantar eucalipto" e que a fábrica criou uma revolução no estado, gerando emprego e renda. Ela ainda brincou que Mato Grosso do Sul pode até trocar de nome: em vez de Estado do Pantanal, agora pode ser Estado da Celulose.
A ministra é uma das diversas autoridades que compareceram para prestigiar o evento de inauguração. Além dela, estava presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia também contou com a presença do governador Eduardo Riedel e de outras autoridades federais e estaduais.
Também se encontram no local a senadora Soraya Thronicke, os deputados federais Camila Jara, Vander Loubet, Geraldo Resende, além dos deputados estaduais Paulo Corrêa, Renato Câmara e Pedro Pedrossian Neto.
Para garantir a segurança do evento, há um grande reforço no policiamento, com a presença da PRF (Polícia Rodoviária Federal), ambulâncias e demais forças de segurança.
Maior linha única de produção de celulose do mundo
A unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo é a maior linha única de produção de celulose do mundo, com capacidade de produzir 2,55 milhões de toneladas do produto.
O investimento é de mais de R$ 20 bilhões
A fábrica entrou em operação em julho, mas agora é inaugurada e ativada plenamente. Ao todo, foram 10 mil funcionários que passaram pela construção da usina, que fica a cerca de 6, 7 quilômetros da cidade.
Durante a construção, milhares de empregos foram gerados, mudando a totalmente a rotina da cidade. Além da fábrica, quase mil casas estão sendo construídas aos trabalhadores.
Devido à inauguração e a presença do presidente, caravanas de empresários ligados a diversos setores se deslocaram para Ribas. A cidade também está cheia em razão do show da dupla Chitãozinho e Xororó, que ocorrerá na noite de hoje. O evento também é realizado pela Suzano.