Algo mais

04/12/2024 13:45

Escola exercita 'consciência negra' com mostra africana e indígena em Campo Grande

Evento recebeu 150 visitantes e expôs livros e obras de arte

04/12/2024 às 13:45 | Atualizado 04/12/2024 às 14:32 Carla Andréa
Mostra cultural na Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida - Arquivo pessoal

Em 2024, o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, foi pela primeira vez um feriado nacional no Brasil. Em comemoração à data, a Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida, em Campo Grande, realizou a 1º Mostra Cultural Educação Infantil, valorizando as culturas africanas e indígenas.

Segundo o professor da educação infantil, Kleber Gomes, de 44 anos, a ideia surgiu no primeiro semestre de 2024, com o objetivo de trabalhar as duas culturas com os alunos. A execução do projeto aconteceu durante o segundo semestre e o evento foi realizado no dia 14 de novembro. 

Na data, as aulas foram paralisadas, com a escola sendo aberta para visitantes de todas as idades e gêneros. Ao todo, foram 150 visitantes que puderam apreciar apresentações, obras de arte e livros. Além disso, os professores de educação física auxiliaram nos jogos de origem africana e indígena.

A maioria das obras expostas foram feitas pelos alunos, com apoio dos professores. Todo o investimento para a realização do evento veio do caixa da escola e de voluntários e professores que quiseram colaborar com o projeto.

Para 2025, Kleber revelou que a escola pretende compartilhar a ideia com outras instituições de ensino. E também, estão organizando uma mostra, no primeiro semestre do ano letivo, para falar sobre as obras do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros.

E, para o feriado do Dia da Consciência Negra, uma nova mostra cultural com a mesma temática será realizada.