04/12/2024 15:00
'Tem dependência emocional', diz vizinha sobre idosa trancada pelo marido no Jardim Carioca (vídeo)
Polícia encontrou a vítima sem comida e em ambiente insalubre, mesmo assim, idosa não quis deixar o imóvel
Para os vizinhos que acompanham de perto o caso da idosa de 83 anos, trancada diariamente pelo marido, em um condomínio no Jardim Carioca, a resposta para a vítima não ter deixado o imóvel quando a polícia foi até o local está na dependência emocional.
O caso veio à tona depois que uma moradora cansada de ver a mulher sozinha, trancada pelo marido, em um ambiente sujo e sem comida acionou a Polícia Militar e denunciou o caso, na segunda-feira (2). No entanto, a vítima não quis deixar o imóvel.
"É dependência emocional, não tem outra justificativa, os dois são idosos, ela só tem ele", comenta.
A testemunha acredita que a vítima tenha sido abandonada 'de propósito' pelo marido. "Antes eles saiam juntos, mas de três meses para cá, ele tem saído cedo e só chega bem a noite, ela fica o dia todo trancada, sem comida, e 'foge' por um buraco na grade, ela pode cair e ainda se machucar", detalha.
Entre os flagras feito pela testemunha, um deles mostra a idosa na chuva pulando o buraco na grade da porta, saindo para ver se encontrava o marido. "Ela sai algumas vezes, foi assim que ela parou meu marido e pediu comida", lembra.
Abandono de incapaz
A polícia foi acionada e esteve na residência. Segundo informações do registro policial, os militares foram até o local e encontraram a idosa com a casa em situação insalubre, com muita sujeita e sem comida, além de não haver pessoas responsáveis que acompanhassem a idosa.
Uma vizinha, que foi quem acionou a polícia, informou que a idosa está vivendo em situação de abandono, possui problemas de saúde, porém não realiza acompanhamento médico e não faz uso de medicamentos.
Diante da situação, a polícia foi até o local e conversou com a idosa, mas ela não quis acompanhar a equipe, pois argumentava que estava bem e não necessitava de atendimento.
O caso foi registrado como abandono de incapaz.
A reportagem encontrou em contato com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) para verificar apoio a idosa e aguarda retorno.