Política

há 1 dia

Riedel destaca papel da Assembleia na estabilidade institucional de MS

Gerson Claro entregou título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao presidente do STF

03/12/2024 às 17:50 | Atualizado 03/12/2024 às 17:28 Thiago de Souza
Claro homenageou presidente do STF - Saul Schramm

Governador Eduardo Riedel (PSDB) foi à Assembleia Legislativa de MS, nesta terça-feira (3), apresentar balanço das ações realizadas em 2024. Foram destacados investimentos realizados e projetos para o próximo ano. No ato, o gestor de MS destacou o papel da Assembleia na estabillidade institucional do Estado. 

Conforme a divulgação, o ato foi uma oportunidade de prestar contas aos parlamentares em relação a economia e o momento de crescimento do Mato Grosso do Sul.

''Estamos entregando à sociedade um volume de ações e o resultado é o crescimento do Estado, que é hoje o que mais investe no Brasil, tendo um dos menores índices de pobreza. O Estado tem quatro eixos definidos (verde, digital, próspero e inclusivo), mas que tem como prioridade fazer entregas diretas à população'', afirmou o governador.

Pobreza 

Ainda segundo divulgado, Riedel citou que uma das prioridades é "perseguir" o fim da pobreza extrema no Estado, com uma série de ações transversais, desde os programas sociais até o momento de qualificação profissional e acesso ao emprego. "Esta é uma missão, as pessoas precisam ter comida na mesa, dignidade e depois seguir em frente".

Crescimento 

Sobre o momento de crescimento do Estado, o governador destacou os investimentos bilionários na área de celulose, que colocou Mato Grosso do Sul como destaque nacional e mundial do setor. Ainda citou a ampliação do turismo em diferentes regiões e a chegada da nova fronteira agrícola, que é a citricultura, com grandes investimentos para produção da laranja.

Municipalismo 

Outra política estadual em pleno vigor é a "gestão municipalista", com investimentos em diferentes setores nos 79 municípios. O governador garantiu aos parlamentares que todos os projetos e obras firmadas com os gestores (municipais) terão sequência e serão concluídas na sua gestão. Por meio do programa "MS Ativo" também seguem as políticas públicas na saúde, educação e assistência social nas cidades, em parceria com os municípios.

Foi dito também que o gestor também deixou as ''portas abertas'' do Estado aos novos prefeitos eleitos que assumirem seus mandatos a partir de 2025.

''Estaremos abertos ao diálogo e conversa para projetos futuros, assim como discutirmos as obras e projetos que já estão em andamento nas cidades''.

Na reunião os deputados tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas em relação as ações e programas do Estado que estão em vigor, entre eles os projetos de concessão, investimentos em infraestrutura, saúde pública, segurança e educação, assim como as políticas públicas voltadas às comunidades indígenas e agricultura familiar.

O presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, avaliou como positivo o encontro.

''Recebemos o governador para discutir alguns projetos que estão na Casa, outros que serão protocolados ainda neste ano, assim como prioridades do para o ano que vem. Projetos que estão em andamento, investimentos e possibilidade de ampliar parcerias públicas. Vários assuntos tratados em uma reunião muito produtiva''.

O governador também fez questão de agradecer a parceria e o trabalho conjunto com os deputados.

''Temos aqui um espaço do bom de debate para se discutir o Estado, com diálogo aberto, de harmonia entre os poderes. Este nível de trabalho conjunto nos permite fazer entregas às pessoas''.
Acompanharam o governador na reunião os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Doriane Gomes Chamorro (Consultora legislativa do Estado).

Homenagem 

Na manhã desta segunda-feira (2), o deputado Gerson Claro entregou o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, no Receptivo do Governo de MS. 

Barroso está em Campo Grande para a abertura da 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário. A cerimônia contou com a presença do governador Riedel e do também ministro do STF, Edson Fachin. O vice-governador Barbosinha e a Procuradora Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia também estavam presentes.