Campo Grande

há 3 semanas

Incêndio em terreno baldio na Avenida das Bandeiras expõe abandono e risco à população (vídeo)

Proprietários da marcenaria localizada ao lado do endereço relatam problemas diários

14/12/2024 às 15:15 | Atualizado 14/12/2024 às 18:24 Carla Andréa
Google maps

Um terreno baldio, localizado na Avenida das Bandeiras, pegou fogo no dia 12 de novembro. Mas o detalhe é que esta é uma situação recorrente, pois além de estar ao lado de uma marcenaria, é frequentado por usuários de drogas, é um depósito de lixo e um banheiro a céu aberto.

Quem relatou o ocorrido foi o Elisandro Akira, de 43 anos, filho do Paulo Tatsuo, de 72 anos, que é o proprietário da Marcenaria Japonês, localizada na Avenida das Bandeiras, nº 1868. No dia 12, o incêndio foi causado por uma cerca elétrica.

E pelo fato de o terreno estar ao lado da marcenaria, o fogo foi difícil de controlar. "É um terreno que está aí em situação de abandono. O dono não faz nada. Os viciados tomaram conta, fazem barraca aí. Usam drogas e por conta de estar vivendo no terreno, colocam fogo", disse Elisandro.

O local também é usado como lixeira e banheiro. Por conta disso, o cheiro fica difícil de suportar, fazendo com que as pessoas atravessem a rua para passar pelo trecho da Avenida.

O dono do terreno foi informado sobre a situação, mas segundo os donos da marcenaria, ele preferiu ignorar o problema.

A família, dona da marcenaria, tentou contato com a Prefeitura de Campo Grande, assim como a equipe de reportagem. E em resposta, a Secretaria Municipal De Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) informou que nesses casos a orientação é denunciar nos canais disponibilizados pela Prefeitura, como a Central de Atendimento 156, através da plataforma Fala Campo Grande disponível para download nas lojas de aplicativo para IOS e Android. E também no sítio fala.campogrande.ms.gov.br.

Já em relação à limpeza e manutenção do terreno, a Semadur só pode vistoriar e notificar o responsável pelo imóvel. O proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para o cumprimento da mesma.

Transcorrido o prazo da notificação, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para uma nova vistoria, caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário é multado de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município. A multa varia entre R$ 3.091,50 e 12.366,00.

Veja:

Your browser does not support HTML5 video.