Campo Grande

há 1 mês

Trabalhadores e Consórcio Guaicurus fecham acordo de reajuste salarial de 8%

Reunião aconteceu nesta segunda-feira após ameaça de greve

26/11/2024 às 07:45 | Atualizado 26/11/2024 às 10:29 Carla Andréa

Após assustar a população com uma possível greve dos ônibus nesta segunda-feira (25), que foi cancelada, representantes do Consórcio Guaicurus, do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (STTCU-CG) e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (AGEREG) se reuniram na tarde de ontem e chegaram a um acordo para os reajustes salariais e benefícios dos trabalhadores do transporte público urbano de Campo Grande.

Na reunião, o Consórcio Guaicurus e os trabalhadores concordaram com um reajuste salarial de 8%, com pagamento retroativo à data-base de 1º de novembro de 2024, parcelado em três vezes, começando em fevereiro de 2025.

O valor do vale-alimentação também será reajustado em R$ 100, representando um aumento de 40%. Além disso, o vale-gás e o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) serão mantidos nos termos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) anterior.

Inicialmente, o Consórcio Guaicurus propôs um reajuste salarial de 8% sem retroatividade, enquanto o sindicato exigiu o pagamento integral das diferenças salariais desde novembro de 2024.

Outro ponto discutido foi o acréscimo de R$ 10 no programa de saúde dos trabalhadores, atendendo a um dos pedidos do STTCU-CG. 

As novas condições entrarão em vigor com a implementação da tarifa pública reajustada, prevista para 31 de janeiro de 2025. O instrumento formalizando os ajustes será assinado até o próximo dia 15.

Já a AGEREG se comprometeu a monitorar a implementação dos acordos e intermediar eventuais dificuldades, garantindo o cumprimento das obrigações firmadas.

O encontro contou com a presença de Luciano Assis Silva e Thiago Ferreira Silva, representando a AGEREG; Paulo Vitor Brito de Oliveira, diretor operacional do Consórcio Guaicurus; Raphael Barbosa, advogado do consórcio; Leonardo Dias Marcello, diretor jurídico do consórcio; e Denétrio Ferreira de Freitas, presidente do STTCU-CG.