Algo mais

23/11/2024 15:15

Equipe campo-grandense de Taekwondo celebra conquistas e mira as Olimpíadas de 2028

Atletas participaram de 23 competições em 2024 e aguardam pelo Grand Slam na China

23/11/2024 às 15:15 | Atualizado 23/11/2024 às 09:44 Carla Andréa
Equipe Fábio Costa

Atletas de Taekwondo da Equipe Fábio Costa têm participado de diversos campeonatos da modalidade, seja em território nacional, seja em internacional. E muitos deles têm conquistado medalhas.

A equipe liderada por Fábio Costa, de 43 anos, treina na avenida Júlio de Castilho, nº 1585, no Bairro Lar do Trabalhador. O professor dá aulas desde os seus 15 anos de idade, e a sua atual equipe de competidores é composta por 12 atletas, de diferentes níveis.

Em 2024, a equipe participou de 23 competições, entre elas do Campeonato Brasileiro, na qual foram 8 competidores da Equipe Fábio Costa; do Grand Slam Brasil; US Open, nos Estados Unidos; Canadá Open; Rio Open; Equador Open; Campeonato Pan-Americano; e a Copa do Brasil.

Nesses torneios, alguns atletas conquistaram um lugar no pódio. Como Luiz Felipe Aquino, de 20 anos, que faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Universitário, disputados na Colômbia, nos dias 09 e 10 de novembro.

Luiz Felipe Aquino (Crédito: Equipe Fábio Costa)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já entre os dias 06 e 10 deste mês, oito atletas da Equipe Fábio Costa se destacaram na Copa do Brasil Embaixador da Coreia 2024 e no Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas, disputados no Rio de Janeiro. Confira a colocação dos atletas sul-mato-grossenses:

1º lugar: Eraldo Diego Severio Fróes – categoria juvenil até 55 kg

3º lugar: Carlos Henrique Estival Alvarenga – categoria cadete acima 1.80 cm

3º lugar: Matheus Gomide de Almeida – categoria cadete até 1.72 cm

Para participar desses campeonatos os atletas treinam de segunda a sexta-feira, as 16h às 22h, e no sábado pela manhã. Muitos deles seguem uma rotina alimentar para manter a forma, com acompanhamento nutricional. 

E também, para viajar para às competições, a equipe conta com o apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), que costuma colaborar arcando com as passagens dos atletas. 

Alguns dos competidores também são beneficiários do bolsa atleta. Uma iniciativa do Governo do Estado que visa incentivar os atletas sul-mato-grossenses. 

Os próximos passos do grupo serão focados em participar da edição do Grand Slam na China, previsto para acontecer em dezembro. Há também objetivos individuais, como o de Luiz Felipe Aquino, que sonha em participar dos próximos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

“O ciclo olímpico já começou. A gente está visando os principais campeonatos para poder classificar para as próximas Olimpíadas. Neste fim de ano, provavelmente a gente vai para um campeonato na China, que dá a vaga para um outro campeonato, que dá vaga para as Olimpíadas”, disse.

Equipe Fábio Costa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça o Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial criada na Coreia do Sul há mais de 2.000 anos. Foi desenvolvida como técnica de defesa durante a dinastia Silla (um dos três reinos da Coreia antiga).

A arte marcial utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos. Entre as capacidades físicas trabalhadas estão a força, o equilíbrio, a potência e a flexibilidade.

Um combate de Taekwondo é feito em uma área de 8 m² com duração de três rounds de dois minutos. 

A estreia nos Jogos Olímpicos ocorreu na edição de Sydney, em 2000. O primeiro pódio olímpico brasileiro na modalidade foi em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, com o bronze de Flávia Falavigna.

A Equipe Fábio Costa aceita alunos a partir dos quatro anos.