Algo mais

há 11 horas

Projeto em Terenos propõe a valorização da cultura e da agricultura familiar da região

Projeto Meus Valores Culturais iniciou em agosto e termina agora em novembro

21/11/2024 às 13:00 | Atualizado 21/11/2024 às 15:37 Carla Andréa
Divulgação/Projeto Meus Valores Culturais

O Projeto Meus Valores Culturais se encerrará agora em novembro, e desde agosto, têm trabalhado com alunos da Escola Estadual Antônio Valadares e na Escola Municipal Salustiano da Motta, localizadas na zona rural de Terenos, a 31 km de Campo Grande. A ação objetiva promover o reconhecimento das histórias, potencial econômico e diversidade cultural dos oito assentamentos da região, e a importância da agricultura familiar.

O projeto foi criado pela professora de geografia Wiliane Bento, que gostaria que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio tivessem um olhar especial para os assentamentos da região: Campo Verde, Patagônia, Nova Querência, Paraíso, Santa Mônica, Guaicurus, Canaã e Assafur.

Esse olhar, segundo a professora, proporciona uma rica imersão nas vivências e tradições locais, faz os alunos compreenderem e valorizarem a agricultura familiar. "O projeto 'Meus Valores Culturais' é uma forma de trazer à tona as riquezas escondidas nas pequenas comunidades e mostrar o valor de cada família que construiu sua história nos assentamentos", disse Wiliane.

De acordo com o Diretor Geral Do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Antônio Valadares, Bruno Souza, cada série tem um papel específico dentro do projeto:

8º ano do Ensino Fundamental - Os alunos focaram na história das famílias. Eles realizaram um levantamento detalhado sobre como os assentados chegaram à região.

9º ano do Ensino Fundamental - Eles exploraram a gastronomia local, preparando pratos típicos da região sul-mato-grossense, como frango com guerova e arroz com pequi. Além disso, foram incentivados a cultivar mudas de hortaliças e ervas aromáticas.

1º ano do Ensino Médio - Os estudantes se dedicaram a mapear as agrovilas da região, desenvolvendo maquetes e esquemas cartográficos dos assentamentos. 

2º ano do Ensino Médio - A turma realizou reportagens com os moradores dos assentamentos, além de produzir vinhetas para a rádio local, objetivando divulgar o evento e criar convites, envolvendo a comunidade.

3º ano do Ensino Médio - O grupo conduziu entrevistas audiovisuais com famílias pioneiras dos assentamentos, registrando suas histórias e experiências. E criaram gráficos representando as principais fontes de renda delas, como a produção de leite e outras práticas agrícolas.

O projeto iniciou suas atividades em agosto, envolvendo 235 alunos, mas chegará ao fim no dia 22 de novembro, com uma cerimônia, na Escola Municipal Salustiano da Motta, onde serão apresentados os resultados do projeto, com exposições das produções dos alunos e apresentações culturais.