05/11/2024 19:00
Estudante terena se destaca com pesquisa de doença em quatis e representa MS no exterior
Henrique Gomes começou em abril a pesquisa sobre identificação de Leishmania spp. em quatis
Henrique Pinto Gomes é um estudante de 15 anos do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), natural de Campo Grande e que pertence à etnia Terena. Ele tem se destacado com sua pesquisa sobre a identificação de Leishmania spp. em quatis.
A leishmania spp (Leishmania) é uma doença que afeta tanto animais quanto humanos, e em todas as suas variações. Não tem uma cura definitiva, apenas um tratamento que diminui a carga parasitária.
Campo Grande está em uma área endêmica, que significa que existe uma grande concentração da doença, porém, a conscientização sobre a Leishmania e sobre os malefícios que causa às pessoas, é baixa. "A pesquisa é fundamental para alertar sobre os riscos dessa doença e a necessidade de cuidados", afirma Henrique.
O estudante contou com a orientação da Dr. Carina Elisei e da mestranda Geovanna Silva dos Santos para a produção da pesquisa. Henrique começou o trabalho em abril de 2024 e utiliza técnicas práticas de laboratório, como a extração de DNA e a eletroforese, para desenvolver seu trabalho.
Henrique encontrou os quatis no Parque Estadual do Prosa, e por ser um parque, tem grande risco de contaminação. A pesquisa também traz um alerta sobre a fácil transmissão que pode existir da doença, principalmente porque é transmitida, muitas das vezes, por um mosquito (inseto vetor).
A pesquisa foi selecionada para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá em Brasília nos dias 7 e 8 de novembro.
O evento é uma oportunidade para Henrique apresentar o seu trabalho e interagir com figuras importantes da política brasileira, como senadores. E terá a chance de ganhar premiações, além de dá visibilidade à comunidade Terena. "É incrível vermos uma representação assim em um evento tão importante e grandioso. Então ir para lá, mostra que apesar de muitos desafios, nós conseguimos estar em lugares grandes", disse.
O estudante conquistou o credenciamento para a SNCT por meio da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC), onde, além de garantir a sua participação, obteve o 2° lugar na área de Ciências Biológicas.
Além da SNCT, Henrique também participará da Harvard Model United Nations (HMUN), um dos maiores eventos de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) no mundo, na Universidade de Havard, nos Estados Unidos. Ele viajará com outros cinco estudantes do IFMS para representar o Mato Grosso do Sul em discussões sobre geopolítica e resolução de crises.