Política

há 7 horas

Manobra de moto, 'grau' passa a ser considerado esporte em Campo Grande

Projeto de lei foi do vereador Betinho, do Republicanos

01/11/2024 às 15:15 | Atualizado 01/11/2024 às 19:58 Thiago de Souza
Manobra virou esporte na Capital - ilustrativa - Reprodução site 180 graus - arquivo

Manobra feita em bicicletas e motocicletas conhecida como ''Grau'' agora é considerada um esporte, conforme a Câmara Municipal de Campo Grande. A aprovação ocorreu nesta quinta-feira (31). 

Conforme a divulgação, a proposta de lei 11.293/14, é do vereador Betinho (Republicanos). Em inglês, esse tipo de manobra é chamado de ''wheeling'' e consiste no motociclista se inclinar para frente, permanecendo equilibrado somente com a roda dianteira. 

Na proposta, Betinho explicou que a prática do ''grau'' consiste em manobras e acrobacias que exigem habilidade e equilíbrio dos praticantes. No entanto, observou que a prática deve ocorrer em locais apropriados e devidamente licenciados para garantir segurança e regulamentação adequada. 

O projeto destaca também que a modalidade já é homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), integrando campeonatos nacionais desde 2013.

''O objetivo é incentivar a prática esportiva e criar oportunidades de lazer e turismo para Campo Grande. Além disso, é fundamental afastar a prática irregular em vias públicas, garantindo segurança para todos'', afirmou o vereador.

Ainda segundo divulgado, a lei prevê requisitos para licenciamento dos locais onde a modalidade poderá ser praticada, como pistas asfaltadas de 80 metros de comprimento e 25 metros de largura, além de espaços seguros para o público e normas específicas para proteção dos pilotos. A utilização de equipamentos de segurança é obrigatória, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Betinho destacou que a regulamentação busca incentivar um esporte em ascensão e evitar que seja praticado ilegalmente nas ruas.O projeto agora segue para segunda discussão e votação na Câmara antes de ser encaminhado para sanção do Executivo.