Campo Grande

há 3 semanas

Com insuficiência venosa, idoso inicia campanha para tratamento de ferida na perna

Vaquinha online busca arrecadar R$ 3 mil para pagamento de dois procedimentos

01/11/2024 às 17:00 | Atualizado 06/11/2024 às 09:01 Carla Andréa
Família de Hugo Borges promove vaquinha online - Arquivo pessoal

Há oito meses, Hugo Borges, de 71 anos, morador de Campo Grande, enfrenta uma úlcera venosa na perna esquerda, uma ferida causada pela dificuldade do retorno venoso dos membros inferiores ao coração.

Até então, os familiares estavam tratando o ferimento em casa, com curativos, medicamentos e acompanhamento médico, mas o tratamento não apresentou evolução. Após consultarem um especialista, foi diagnosticada uma insuficiência venosa em estágio avançado.

Diante disso, Hugo precisa realizar dois procedimentos: a aplicação de espuma de polidocanol substância injetada nas veias afetadas, que preenche completamente o espaço e o debridamento da úlcera, que consiste na remoção de tecido necrótico ou materiais biológicos de uma lesão traumática ou crônica.

O custo desses dois procedimentos é de R$ 2.600 e, somado ao pós-procedimento, alcança cerca de R$ 3 mil. Sem condições de arcar com o valor, a família iniciou uma vaquinha virtual na noite de ontem (31) para arrecadar o montante necessário.

A família deseja realizar os procedimentos na próxima quinta-feira (06), e estão aceitando qualquer valor como doação. Quem quiser doar, pode clicar aqui. Para mais informações, o telefone (67) 99273-8801 (Rosykler Borges) está disponível.

Consultas médicas pendentes

A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) sobre o caso, e em resposta, a pasta informou que há duas solicitações de consultas feitas pelo Hugo mas que não tiveram continuidade.

A primeira solicitação é referente a uma consulta com um angiologista no Centro Especializado Municipal (CEM) que não entrou no sistema. E a segunda, é sobre o debridamento de úlcera, que requer que ele faça o encaminhamento no CEM pelo telefone 2020-1766.

Há também uma consulta que estava pendente e foi agendada para o dia 22 de novembro, às 13 horas, no CEM. 

As informações enviadas pela Sesau foram acrescentadas na matéria no dia 06 de novembro, às 9h.