Interior

há 3 semanas

Comerciantes fecham lojas no feriado de Finados em Dourados

Shopping da cidade atenderá de acordo com o expediente estabelecido pelos lojistas

31/10/2024 às 17:34 | Atualizado 31/10/2024 às 17:41 Elizeu Ribeiro
Reprodução / Dourados News

O comércio de rua ficará fechado durante o sábado (2/11) de Finados no município de Dourados. 

Segundo o Dourados News, apenas o shopping do da cidade atenderá de acordo com o expediente estabelecido pelos lojistas e o complexo de compras. 

Convenção Coletiba do Trabalho 

Apesar dos sindicatos, patronal e laboral, ainda não oficializarem o novo acordo coletivo da categoria - o documento entre as partes assinado na convenção de 2023 se encerra nesta quinta-feira (31/10) - já existe um encaminhamento para a definição dessas ações na próxima semana.

O Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados), através de nota encaminhada à imprensa na manhã de quarta-feira (30/10), informou que a CCT (Convenção Coletiva do Trabalho) será efetivada na próxima terça-feira (5/11), às 10h, em cerimônia agendada para o auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). 

Já o Secod (Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados) divulgou comunicado em 25 de outubro alertando os trabalhadores sobre o fim do acordo realizado no ano passado e orientando sobre qualquer alteração de jornada até a formalização do novo termo.
“(...) informamos que a exigência do trabalho dos empregados com alteração de algumas jornadas, intervalos, datas e horários especiais, bem como, nos dias de feriados nas atividades do comércio em geral são permitidos somente mediante autorização em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho”, cita. 

Além de Finados, o mês de novembro possui outro feriado nacional, o da Proclamação da República, no dia 15. 

Neste caso, para que os lojistas possam funcionar normalmente com o quadro de funcionários, o novo acordo deverá estar estabelecido entre as partes, o mesmo acontece em relação a alteração de jornada de trabalho. 

(Com informações Dourados News)