Eleições 2024

há 9 horas

Segundo turno se encerra com apenas 4 ocorrências em Campo Grande

Situação mais grave foi diretora detida por desordem em local de votação e motorista praticando boca de urna

27/10/2024 às 17:21 | Atualizado 27/10/2024 às 17:12 Felipe Dias

Em uma eleição tranquila, Campo Grande registrou apenas 4 ocorrências durante a votação deste segundo turno neste domingo (27).

Conforme o boletim final divulgado pela Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), destas 4 ocorrências, duas teria sido eleitores que teriam passado mal ou sofrido um acidente durante a votação.

Na Escola Municipal Professora Brígida Ferraz Fosse, uma mulher de 54 anos teria sentido-se tonta, ficando inconsciente e desorientada ao votar. Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital El Kadri.

Pouco mais tarde, outra eleitora teria precisado de socorro após sofrer uma queda em uma calçada. Ao cair ela sofreu um corte e precisou de atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

De ocorrências ilegais, um motorista foi flagrado estacionado em frente à Escola Armando de Oliveira, na Vila Piratininga, com bandeira e adesivo de uma das candidatas. Ele foi detido pela Polícia Federal por boca de urna.

Já na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, ocorreu a situação mais grave. Uma diretora foi detida após abordar eleitores e por desrespeitar normas da Justiça Eleitoral.

A detenção foi realizada com base no artigo 296 do Código Eleitoral, que prevê sanções para ações que perturbem o andamento das eleições. O caso segue sob investigação das autoridades.

Reforço policial

Para a segurança do 2º turno das eleições, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública empregou um efetivo de 636 policiais, além daqueles que já atuam normalmente em todas as unidades, 65 viaturas e 2 helicópteros, que reforçaram as ações de policiamento ostensivo, inteligência e resposta rápida em todos os locais de votação e apuração, tanto na capital como nos distritos de Anhanduí, Aguão, Rochedinho e Indubrasil.

O coração da operação foi o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande, que foi ativado às 6h30 da manhã e, os trabalhos encerrados somente após a apuração dos votos e divulgação do resultado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER). Ali, polícias Militar e Civil, Rodoviária Federal, Federal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram integrados.

Através do CICC foi possível monitorar em tempo real toda a atividade policial e tomar decisões estratégicas para garantir a segurança da população.