há 2 meses
Amor a raízes brasiguaias está até no nome de cantina no Tiradentes
Proprietário afirma que conhecimento sobre o país 'hermano' vem de pesquisas na internet e conversas com clientes
Marcelo Anderson Cristaldo Almiron tem raízes brasiguaias e essa paixão acabou levando-o a escolher o nome do distrito paraguaio de Luque para seu estabelecimento, a Cantina Luque, que fica no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, e serve de tudo um pouco, como batata recheada, lanches, e outros, para quem gosta de comer bem.
"Procurei no mapa político desse país, selecionei vários nomes fortes e, com a ajuda da minha filha Isabel, de 7 anos, escolhemos nome de um distrito próximo à Assunção, que se chama Luque", conta.
Abrir o estabelecimento era algo acalentado no coração já havia algum tempo, conforme explica Marcelo. "Era um sonho antigo abrir uma cantina. Gosto dos sabores, de decorar pratos, e de criar combinações de elementos alimentícios. Por ser descendente de brasiguaios, procurei homenagear as raízes herdadas dos meus avós, por isso, procurei colocar o nome de uma cidade do Paraguai."
É claro, como toda empresa que se preze, a Cantina Luque tem características únicas que vão além da gastronomia, chegando à empatia, inclusive. "O maior diferencial que busquei, ao criar a cantina, está voltado para os relacionamentos interpessoais. Além de servir alimentos do cotidiano das pessoas, procuro atender o cliente como eu gostaria de ser atendido, ouvir suas histórias - as mais diversas possíveis -, bem como levá-los a se sentirem bem."
É claro, como tudo nesta vida, empreender tem seus obstáculos e desafios, o que para Marcelo não fio diferente.
"O maior desafio, em empreender, na atualidade é trabalhar no limite financeiro, fazer com que o pouco alcance até o final do mês, sem perder a qualidade dos produtos a serem degustados pelos nossos diversos clientes."
As delícias da Cantina Luque
"A Cantina Luque foi idealizada para produzir e servir batata recheada no pote e lanches de chapa. Enquanto adequava o local para ser a cantina, comecei a vender salgados: mini-hambúrguer e enroladinho de salsicha. Aprendi fazer a própria massa dos salgados e inclui a esfiha com carne cozida no limão. Para atrair clientes e permanecer nesse mercado, hoje oferecemos churrasquinhos, salgados, batatas, lanches, refrigerante, sucos e café", conta o proprietário.
A paixão pelo país vizinho aparece em cada detalhe do estabelecimento. "Procuramos ter um diferencial no atendimento, aberto das 7h as 23h de segunda a sábado. Oferecer um alimento bem temperado e com entrega rápida no delivery. O futebol, uma paixão, praticamente mundial, faz parte de nossas rodas de conversas com os clientes e o cardápio traz o nome dos lanches com os principais times de futebol do Paraguai, país que amo, admiro e respeito."
Marcelo mostra a percepção de quem observa bem o público que atende, se atenta ao que rola por ali e aproveita para aprender um pouquinho mais.
"As situações engraçadas acontecem sempre com o público mais jovem, onde eles gostam de se encontrar e quando estão reunidos, as redes sociais tira a atenção dos mesmos. As prosas mais emocionantes, ficam a cargo do público adulto e melhor idade, pois carecem de maior atenção. Aprendo muito com todos eles e respeito a experiência de cada um. Uma das melhores emoções que já vivenciei aqui na cantina, foi ter conhecido o casal de locatários deste humilde ambiente, eles me inspiram não desistir."
Calor humano
Marcelo, ao nos contar sobre seu estabelecimento, mostra o quanto de afetividade está inclusa em seu dia a dia, e como o conhecimento adquirido sobre o Paraguai é fruto de ações colaborativas de seus clientes.
"A cantina Luque não é um mero espaço gourmet, ela traz a roda de conversa presente nas mais diversas situações dos clientes. Não sei falar guarani e nem espanhol. O que conheço do Paraguai é de pesquisas na inteligência artificial, mas o calor humano com que diversas pessoas adentram meu estabelecimento contando sobre o distrito de Luque me deixam animado em saber que esse nome já caiu no gosto de muita gente. Nosso lema é: 'Somos o inimigo número 1 da fome'. Aqui você paga pouco, come bem e ainda faz amizades", conclui.
Serviço:
A Cantina Luque fica na Rua Marquês de Pombal, 606, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, e o horário de funcionamento é das 7h às 12h e das 14 às 23h, de segunda a sábado, com batata recheada, lanches, hot-dog, espetinho e salgados.
Mais informações podem ser obtidas no WhatsApp, por meio do número (67) 99164-3467, e no Instagram você encontra a Cantina Luque como @cantinaluque.