Cidades

há 5 horas

Confira lista de desembargadores afastados em investigação de venda de sentenças

Os magistrados são investigados em uma ação que apura possíveis crimes de corrupção envolvendo vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas

24/10/2024 às 07:15 | Atualizado 24/10/2024 às 07:39 Diana Christie e Vinícius Squinelo
Arquivo/TopMidiaNews

Os desembargadores afastados na investigação da Polícia Federal são: Alexandre Aguiar Bastos, Sideni Soncini Pimentel, Marcos José de Brito Rodrigues, Sérgio Fernandes Martins, e Vladimir Abreu da Silva.

Também estão na lista de alvos o desembargador aposentado Divoncir Schreiner Maran e o conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) Osmar Domingues Jeronymo.

Os magistrados são investigados em uma ação que apura possíveis crimes de corrupção envolvendo vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas.

Os desembargadores foram afastados, nesta quinta-feira (24/10), na Operação Ultima Ratio, deflagrada pela PF (Polícia Federal).

Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em Campo Grande/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Cuiabá/MT.

Entre os alvos, há, ainda, um juiz, advogados e empresários. Os nomes ainda não foram revelados.

A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.

O STJ determinou o afastamento do exercício das funções públicas de servidores, a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas e a colocação de equipamento de monitoramento eletrônico.