26/10/2024 07:00
Menino de 10 anos com tumor no cérebro mostra rotina em Iguatemi (vídeo)
Até que doença fosse descoberta, os pais fizeram uma verdadeira romaria entre médicos e até benzedeira
Pedro é um menino de 10 anos, natural de Iguatemi, município que fica a 405 quilômetros de Campo Grande, e que, até o primeiro ano, era perfeitamente saudável, bastante esperto, até que começou a passar mal, com febre, vômito, não comia mais. Entre idas e vindas ao hospital, sem melhoras, o menino acabou internado, e uma das queixas era dor de cabeça.
Como é um tipo de dor que não é comum em crianças, isso chamou a atenção da equipe médica. Os pais o levaram para ser tratado em casa, e, em um momento de desespero, ao se mudarem para o Paraguai, até mesmo uma "benzedeira" foi procurada e, por fim, uma pessoa recomendou que ela procurasse um neuropediatra.
Com isso, um médico em Dourados acabou fazendo o diagnóstico e a luta da família começou, em busca de uma cura e de retomar a vida normal.
Segundo Mariana Mazzuia, neurocirurgiã pediátrica e uma das médicas que acompanham a criança, Pedro tem craniofaringioma, um tumor benigno de comportamento maligno, que cresce em uma região nobre do cérebro, próximo à glândula hipófise, do hipotálamo e dos nervos ópticos, além de se desenvolver, também, com importante proximidade, com vasos e artérias que entram no cérebro.
Desta forma, a resseção, ou seja, a remoção cirúrgica completa do tumor, seguida de cura, é bastante difícil, a depender do tamanho e da localização do tumor, não sendo possível em alguns casos, como o de Pedro.
No vídeo, gravado a pedido da mãe de Pedro, a médica salienta que, como consequência do tumor, o menino teve seu crescimento prejudicado e acabou por desenvolver obesidade.
Esse pedido se deve a vários comentários inadequados e, até, impiedosos de internautas que falam sobre o peso e tamanho da criança, de forma jocosa, sem levar em conta toda a trajetória de tratamento em busca de uma cura, as cirurgias feitas, as sequelas deixadas pelo tumor e todo o sofrimento vivenciado pelo pequeno e sua família.
Se você quer saber um pouco mais sobre o dia a dia do Pedro, pode procurar por @ronaldocampos3167 no TikTok e no Instagram, por @pedrinhoblogueiro.
@ronaldocampos3167som original - PEDRINHO
@ronaldocampos3167Esse vídeo, é no intuito de concientizar as pessoas que ainda não sabe sobre o diagnóstico do Pedrinho,e para as pessoas que ficam comentando o que não sabe! Muito obrigado Dr. Mariana Mazzuia
som original - PEDRINHO