Algo mais

há 3 meses

Aos 21 anos, Giovanna é empreendedora e tem grandes planos para o futuro

Apesar da pouca idade, jovem já encapou caderno, desenhava e fazia marca textos pra vender

19/10/2024 às 09:30 | Atualizado 19/10/2024 às 12:49 Méri Oliveira
O sonho de Giovanna é fazer seu empreendimento crescer - Arquivo pessoal

Empreendedora desde os 18 anos, Giovanna Goes Biancão Lopes, hoje com 21 anos, é proprietária da Kefi Pratas, e este não é o primeiro empreendimento da jovem, que "dava seus pulos" encapando cadernos, desenhando e fazendo marca textos para vender e, ainda, chegou a vender roupas. 

"Desde pequena eu sempre gostei de ter meu próprio dinheiro, achava o máximo ter o poder de comprar nossas próprias coisas, então já empreendia desde essa época, 'dava meus pulos', já encapei caderno, desenhava e fazia marca textos pra vender", conta a jovem. 

Aos 18 anos, Giovanna decidiu abrir o próprio negócio. Conseguiu o capital inicial, começou seu empreendimento vendendo roupas, mas percebeu que não era bem o que queria. 

"Percebi que não era o que eu gostava, eu não me sentia bem vendendo aquele tipo de peça. Foi então que orei e pedi a Deus para me direcionar em outra área, e assim comecei a vender pratas. Minha mãe já tinha vendido há muito tempo, e isso também me motivou a iniciar na área", relembra. 

Tendo começado a empreender tão cedo, Giovanna considera que isso fez diferença em alguns aspectos de sua vida. "Acho que a principal diferença é a maturidade e crescimento pessoal. Empreender vai muito além da romantização, envolve fatores muito grandes, como dinheiro, inteligência financeira e emocional. Foi onde eu mais sinto que cresci."

Para a jovem, foi desafiador entender algumas renúncias que foram necessárias no processo. "Eu tinha que deixar de lado coisas que eu gostava muito em prol de um sonho. Sinto muita gratidão por sempre ter tido pessoas muito importantes junto a mim na caminhada: minha família, meu namorado... Minhas amigas me apoiam bastante e entendem que quando a gente empreende, nem tudo se torna válido, do meu tempo hoje, quase 100% é focado no profissional, mas sei que futuramente isso vai me trazer bons frutos." 

Atualmente ela trabalha em uma loja de cosméticos, com o intuito de juntar dinheiro para investir mais em sua loja, que tem atendimento online."Além disso, faço faculdade de Psicologia, que também vai me ajudar na parte de recursos humanos para o grande negócio que a Kefi ainda será", afirma, confiante. 

Giovanna considera que cada cliente é importante e contribui de uma maneira para o crescimento do empreendimento, mas uma situação a marcou. 

"Uma vez, atendendo uma moça na loja de cosméticos onde trabalho, olhei a mão dela cheia de anéis da Kefi, fiquei super feliz e perguntei pra ela se era de lá. Na hora ela disse que sim e que amava as peças. Fiquei super feliz."

Por fim, o recado que ela deixa para quem pensa em empreender, assim como ela, é de que é importante perseguir objetivos e sonhos com fé. 

"Se vc tem esse sonho só vai. Ora e coloca seus sonhos nas mãos de Deus, para que aconteça tudo conforme o desejo dele, mas também faça sua parte de correr atrás diariamente. Sou cristã e, com certeza, se não fosse por Deus, eu não teria coragem de diariamente correr atrás do meu sonho. Empreender não é fácil mas é recompensador, sua mentalidade muda, eu amo minha loja e ela ainda vai ser muito conhecida", conclui.

Serviço: 

A Kefi Pratas tem atendimento on-line por meio do Instagram: @kefipratas.