Campo Grande

15/10/2024 09:35

Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras é oficialmente criado no Rio de Janeiro

O evento contou com a presença de cerca de 100 literatos, acadêmicos e autoridades do setor cultural

15/10/2024 às 09:35 | Atualizado 15/10/2024 às 09:32 Claudemir Candido
Bosco, o presidente da ABL Merval Pereira e Henrique de Medeiros - Divulgação

Na última segunda-feira (14), o Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, recebeu a cerimônia de posse da primeira diretoria do Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, com sede nacional em São Paulo. O evento contou com a presença de cerca de 100 literatos, acadêmicos e autoridades do setor cultural.

Henrique de Medeiros, presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, foi empossado como o primeiro presidente do Fórum. Em seu discurso, destacou a importância da literatura na diversidade cultural do Brasil, ressaltando que a nova instituição servirá como referência para a literatura nacional.

Entre os presentes estavam o presidente da ABL, Merval Pereira, e poetas renomados como Carlos Nejar e Salgado Maranhão. O jornalista e escritor Bosco Martins, representando o secretário de Estado de Turismo, também comentou sobre a relevância do Fórum, que visa valorizar as produções literárias regionais.

Henrique de Medeiros afirmou que o objetivo do Fórum é unir e fortalecer as Academias Estaduais de Letras, promovendo a língua portuguesa e a cultura. Merval Pereira acrescentou que as Academias desempenham um papel crucial na difusão da leitura e na formação da identidade nacional.