Política

há 4 horas

Adriane reforça compromisso com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Capital

Ao se reunir com a categoria, Adriane destacou as iniciativas que vêm sendo implementadas para potencializar o atendimento à população de Campo Grande

13/10/2024 às 18:31 | Atualizado 13/10/2024 às 16:09 Elizeu Ribeiro
Divulgação

Para comemorar o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, a prefeita e candidata a reeleição, Adriane Lopes (PP), reafirmou neste domingo (13) seu compromisso na valorização destes profissionais que são essenciais para a saúde pública e destacou as iniciativas que vêm sendo implementadas para potencializar o atendimento à população de Campo Grande.

Em encontro realizado em setembro com o presidente do CREFITO/MS (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) , Renato Nacer, e profissionais da área, Adriane recebeu propostas da categoria e assinou uma carta de compromisso, reconhecendo a relevância desses profissionais, especialmente na reabilitação e na redução do tempo de internação dos pacientes.

A prefeita ressaltou a importância da fisioterapia e da terapia ocupacional em todas as linhas de cuidado, desde a Atenção Primária até a alta complexidade. "A atuação desses profissionais é crucial para garantir uma recuperação eficiente, reduzindo o tempo de internação e promovendo o bem-estar dos pacientes. Durante a pandemia de COVID-19, isso ficou ainda mais evidente, com a necessidade de fisioterapeutas na recuperação das funções respiratórias e na reabilitação de sequelas", destacou Adriane.

Apesar dos avanços, Adriane reconhece que ainda há uma carência desses profissionais na rede pública e que a demanda por esse tipo de atendimento é crescente. "Ainda não atingimos o número ideal de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas nossas unidades de saúde, mas estamos buscando avançar nesse sentido e pensando na valorização destes profissionais. Ampliamos as parcerias com instituições de ensino e clínicas, além de investir no fortalecimento dos serviços existentes. Implementamos, por exemplo, a teleinterconsulta em fisioterapia, uma inovação que permite expandir o atendimento e alcançar mais pessoas", afirmou a prefeita.

Outro destaque é a presença de fisioterapeutas de plantão no Pronto Atendimento Infantil do Complexo de Saúde do Tiradentes, criado recentemente. "Priorizamos o atendimento fisioterápico em nossas unidades e fizemos questão de garantir que, mesmo nas emergências, os pacientes tivessem o suporte necessário para uma reabilitação adequada", reforçou Adriane.

Entre as reivindicações da categoria, estão a permanência de fisioterapeutas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e nas salas de parto, além da construção de Centros de Referência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Campo Grande. Adriane destacou que a gestão já deu importantes passos para valorizar esses profissionais, incluindo o aumento da tabela de valores pagos aos fisioterapeutas pelos atendimentos, proporcionando melhores condições do que outros convênios e até mesmo o sistema privado.

"Sabemos da importância de profissionais capacitados, especialmente no atendimento de crianças com necessidades especiais, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e estamos investindo para garantir essa qualidade", afirmou.

Além dos avanços na saúde, Adriane lembrou o compromisso da gestão com a inclusão dentro da educação. O Centro de Educação Especial, criado no início do ano, atende mais de 5 mil alunos com necessidades especiais e altas habilidades, tornando Campo Grande uma referência no país em educação especial inclusiva.

Com foco em ampliar e fortalecer ainda mais essas políticas, Adriane concluiu: "Nossa prioridade é continuar investindo em um atendimento de excelência, que leve em consideração não apenas a saúde física, mas o bem-estar integral da nossa população. A fisioterapia e a terapia ocupacional são peças fundamentais nesse processo, e seguiremos avançando para garantir que todos tenham acesso ao cuidado que merecem", concluiu.