Campo Grande

há 3 meses

Sem ajuda, vizinhos apagam fogo em poste que ameaçava casa (vídeo)

Fogo se espalhou, quase atingindo uma casa; sem apoio, os próprios vizinhos pegaram extintores e apagaram o incêndio

09/10/2024 às 11:00 | Atualizado 09/10/2024 às 14:25 Felipe Dias
O incêndio ameaçou atingir uma casa próxima - Repórter Top

Moradores de uma condomínio no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, passaram por momentos de sufoco e indignação na noite desta terça-feira (8), após um poste de energia pegar fogo. O incêndio ameaçou atingir uma casa próxima e os próprios vizinhos precisaram agir para evitar o pior.

Conforme Camila de Afonseca, sindica do condomínio Figueira II, o poste que pegou fogo fica na Rua Franjinha, em frente à entrada do residencial. O incêndio teria se iniciado por volta das 19h30, sendo visto pelos vizinhos.

Preocupados, Camila conta que eles ligaram para o Corpo de Bombeiros, porém, os militares teriam informado aos moradores que a responsabilidade seria da Energisa, concessionária de energia. Eles, então, ligaram para a empresa.

Foram várias ligações, afirma, porém, houve demora para ação por parte das duas instituições. Com o passar do tempo e com o incêndio aumentando, o fogo começou a migrar para a fiação que faz a ligação elétrica para a casa ao lado.

Com uma ameaça crescente de que o imóvel fosse incendiado e sem apoio das autoridades, os moradores resolveram agir. "No desespero e correndo riscos, utilizamos extintores dos condomínios e fizemos o que foi possível e ainda nos colocando em risco para tentar apagar o fogo", conta Camila.

Pedaços de fios arrebentados e derretidos caiam em chamas no meio da rua, quase acertando motociclistas e arriscando acidentes de trânsito, afirmam. Na tentativa de evitar que alguém se ferisse, eles ainda teriam bloqueado parcialmente o local com cones, para sinalizar a via.

Apenas horas depois que a concessionária de energia compareceu ao local, dizem os moradores indignados. "Quando começamos a falar em risco de vida por acidentes, já que a fiação estava rompendo e ficando pendente na rua, a Energisa apareceu".

Segundo os condôminos, uma equipe foi enviada até o local e fizeram o controle das chamas. "Os eletricistas da equipe foram muito atenciosos e prestativos, mas eles não tinham extintores suficientes para conter o fogo e não conseguirem restabelecer a energia 100%. Tivemos que emprestar extintores dos condomínios, porque o extintor deles era muito pequeno".

Camila conta que os profissionais ficaram no local até cerca de meia-noite, quando a energia voltou parcialmente, em meia fase. A previsão dada pela empresa era que o problema seria solucionado até as 15 horas desta quarta-feira.

"Até agora a pouco estávamos sem energia nos condomínios e alguns só meia fase. Alguns moradores relataram que eletrodomésticos estão sem funcionar desde ontem. A energia estava oscilante ainda", conclui a moradora.

A Energisa foi procurada, e em nota respondeu que enviou uma equipe de imediato ao local. Segundo a empresa, o fogo atingiu a fiação de telefonia e rede elétrica, que foi restabelecida, porém, na manhã de hoje (9), um acidente contra a fiação voltou a causar falta de energia para os moradores.

"Os reparos foram realizados e o serviço finalizado às 23h10. Na manhã de hoje (9), veículo de alta carga enroscou nos galhos de árvore, que caíram sobre a rede elétrica, provocando a interrupção do fornecimento para moradores da região. A energia foi restabelecida às 9h10".

Já o Corpo de Bombeiros informou que, de acordo com os dados do histórico da ocorrência, "foi acionado por volta das 10h50, porém, todas as equipes estavam em atendimento. Assim que uma equipe ficou disponível para atender, por volta das 11h28, o CIOPS retornou o contato para o comunicante para verificar se ainda havia fogo no local e foi informado que não. O incêndio já estava controlado e havia apenas fumaça no local".

Your browser does not support HTML5 video.

* Matéria editada às 14h25 para acréscimo de posição dos bombeiros