Política

há 4 horas

Justiça proíbe consumo de álcool em locais públicos neste domingo de eleição em MS

Em caso de descumprimento, Infrator poderá responder por desobediência

05/10/2024 às 08:51 | Atualizado 05/10/2024 às 10:04 Thiago de Souza
Bebida em locais públicos está proibida no domingo - Marcelo Camargo Agência Brasil - arquivo

Consumir bebidas alcoólicas em locais públicos ficou proibido em cidades de MS no domingo de eleições – 6 de outubro. A medida, por enquanto, foi aplicada em 13 municípios do Estado. 

O texto da portaria da Justiça Eleitoral é padrão e usado pelos juízes eleitorais no interior. Na decisão, os magistrados observam que fica proibido o consumo em locais públicos e vale para bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, trailers e hotéis e estabelecimentos similares. 

Em algumas cidades, como Terenos, a proibição começa à meia-noite de domingo. Já em Guia Lopes da Laguna e Jardim, a restrição começa às 23h de sábado (5) e vai até às 16h de domingo. Em Naviraí a proibição vai das 3h às 16h do dia das eleições. 

Em caso de descumprimento, o infrator poderá responder por desobediência. No caso de Naviraí, o juiz Eduardo Lacerda Trevisan destacou que o consumo de álcool geralmente resulta em transtornos e prejudica a boa ordem dos trabalhos eleitorais. 

O magistrado de Naviraí destacou também que essa proibição em eleições anteriores ''mostrou-se eficaz na garantia da ordem pública''. 

As cidades que aderiram à medida são: Naviraí; Aquidauana; Deodápolis; Glória de Dourados; Terenos; Nova Andradina; Jardim; Guia Lopes da Laguna; Rio Brilhante; Nova Alvorada do Sul; Ribas do Rio Pardo; Brasilândia e Santa Rita do Pardo.