Lançamento

30/09/2024 17:34

Duo Vozmecê lança álbum sobre vivências culturais nômades

Dupla peregrinou por 17 estados do país e lançou álbum, "Tropicapolca" com show em Campo Grande

30/09/2024 às 17:34 | Atualizado 02/10/2024 às 09:01 Dayane Medina
Arquivo pessoal

Após peregrinar por 17 estados do Brasil morando em uma van e vivendo da arte de rua, o duo Vozmecê registrou no álbum "Tropicapolca" vivências culturais nômades. A dupla escolheu Campo Grande para realizar o show de apresentação do trabalho. 

O duo Vozmecê é formado por Namaria Schneider, formada em Música (UFMS), e Pedro Fattori, Mestre na área das Letras (UEMS), que produziram o álbum de forma independente em estúdio próprio, através da Lei Federal Paulo Gustavo.

O álbum conta com 15 músicas autorais, acompanhadas de 15 vídeos, sendo 13 inéditas, com temas que tecem uma crônica crítica sobre a vida urbana/rural sul-matogrossense, com críticas ácidas e letras engajadas às questões sociais e existenciais, o que junto às enérgicas e ritmadas melodias, trazem tom de sátira às composições.

Uma das canções é a guarânia "Pantaneira", que questiona o apagamento social da mulher nos processos históricos de formação de uma identidade regional. Já o samba "Vida é Show!" levanta a atual temática da dependência das redes sociais e a autoexposição desenfreada, transformando a vida em um reality show pessoal e plástico.

Miscigenando o "país tropical" ao "Brasil Profundo", o novo trabalho "Tropicapolca" apresenta uma proposta estética peculiar: no álbum, Vozmecê entoa ritmos de várias regiões do Brasil pelas quais viajou e bebeu diretamente nas fontes (MPB, Neo-Tropicalismo, Samba, Baião, Frevo, Maracatu, Axé, Carimbó), fusionando-os às raízes identitárias de sua terra natal, o Mato Grosso do Sul.  

Como artistas da região fronteiriça Brasil-Paraguai, Vozmecê têm influência intrínseca de ritmos sulamericanos ternários, principalmente da Polca Paraguaia, Guarânia e na já miscigenada Polca-Rock. Nas canções do novo álbum, os artistas propõem novos desdobramentos à estilística fronteiriça misturados a elementos do rock alternativo e brasilidades.

Há ainda diversas participações especiais no elenco, com artistas de diferentes gerações da música Sul-Matogrossense. São eles: Beca Rodrigues, Jerry Espíndola, Maria Alice, Rodrigo Teixeira, Ossuna Braza, Dovalle, Jimmy Andrews, Silveira e Franke. Em sua mais recente formação para o show “Tropicapolca”, Vozmecê conta com uma banda de apoio formada por Ju Souc (Bateria), Paula Fregatto (Guitarra), André Fattori (Baixo), Gustavo Gauto (Trompete), Ossuna Braza (Harpa paraguaia e Charango Boliviano).