Setembro Amarelo

há 4 semanas

Internações por tentativas de suicídio e autolesões quase triplicam no MS na última década

ABRAMEDE destaca a importância do suporte emocional e capacitação profissional durante o CBMEDE 2024 em Campo Grande

23/09/2024 às 12:10 | Atualizado 28/09/2024 às 12:13 Dayane Medina
Divulgação/Assessoria

No contexto do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) chama a atenção para o papel do atendimento emergencial em casos de lesões autoprovocadas voluntariamente, ou tentativas de suicídio. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de internações por esse motivo cresceu significativamente nos últimos anos. Enquanto no Brasil o aumento foi de 25% entre 2014 e 2023, em Mato Grosso do Sul as internações relacionadas a lesões em que houve intenção deliberada de infligir dano a si mesmo quase triplicaram.

Esse será um dos temas amplamente discutido durante o Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência (CBMEDE 2024), que acontece em Campo Grande entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento, um dos maiores da América Latina no campo da medicina de emergência, reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater, entre outros temas, a crescente demanda por atendimento emergencial em todo o País.

“Assim como ocorre em outras regiões do Brasil, o médico emergencista em Mato Grosso do Sul é quem presta o primeiro atendimento a esses pacientes, e seu papel é fundamental. Além de tratar as lesões físicas, ele atua na estabilização do paciente e no encaminhamento para os cuidados necessários, inclusive relacionados à saúde mental,” afirma Camila Lunardi, presidente da Abramede, que estará presente no Congresso em Campo Grande para debater o tema com outros especialistas.

As internações por tentativas de suicídio no estado sul-mato-grossense apresentaram um crescimento constante ao longo do período analisado. Após oscilar ligeiramente entre 2014 e 2017, o número de casos começou a subir de forma mais acentuada, atingindo 237 internações em 2023, o maior valor registrado nos últimos anos. Embora subestimados, segundo a ABRAMEDE, em função de possíveis subnotificações, registros inconsistentes e limitações no acesso ao atendimento em algumas regiões, essa evolução é preocupante. 
Capacitação profissional – A presidente da ABRAMEDE destaca que o aumento das internações reforça a importância de capacitar os profissionais de emergência para atenderem com rapidez e eficiência, além de promoverem um acolhimento adequado em situações de grande fragilidade emocional. Segundo levantamento recente da entidade,  mais de 30 internações são registradas todos os dias no Brasil por tentativas de suicídio e autolesões.

Ela acredita que, embora o atendimento inicial tenha um foco técnico, é importante que a abordagem inclua também a identificação de sinais de vulnerabilidade emocional, com o objetivo de oferecer suporte integrado. “A resposta rápida e humanizada pode fazer a diferença no prognóstico desses pacientes e ajudar na prevenção de novos episódios. Durante o Setembro Amarelo precisamos também reforçar a importância da preparação das equipes de saúde para lidar com esses casos”, disse Camila Lunardi.

Serviço:

Evento: Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência (CBMEDE) 2024
Data: De 24 a 29 de setembro de 2024
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Mais informações: cbmede2024.com.br | Imprensa: Ariadne Carvalho / Abaetê Comunicação / 99271-6520