há 2 meses
Quem aguenta? Antes de frente fria, MS deve encarar pior pico da onda de calor
Fenômeno deve trazer chuvas para partes do Estado, podendo ter até tempestade, e trazer leve alívio nas temperaturas
Embora a meteorologia tenha dito que antes do final de semana, uma frente fria avançará e poderá trazer chuva e leve alívio nas temperaturas, os sul-mato-grossenses devem encarar um dos piores dias da onda de calor extremo que atinge praticamente todo o país, como informa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A previsão do instituto aponta para quinta-feira (26) ser considerado nesse início de primavera, o pior dia e considerado um dos picos da onda extrema de calor. E o avanço da frente fria deve ser justamente após essa onda de calor, onde chegará com chuvas e até tempestades.
No alerta divulgado pelo Inmet, é enfatizado o "risco à saúde" diante de tamanho calor, além das temperaturas, superarem a barreira dos 5°C acima da média prevista para essa época, num período que pode durar até 5 dias.
Segundo o Cemtec, na quinta, antecedendo a chegada da frente fria, os ventos de noroeste aumentam a sensação de calor e, provavelmente, irão favorecer o transporte de fumaça da região amazônica brasileira e boliviana, piorando a qualidade do ar no estado.
Na sexta-feira deverá ocorrer uma queda das temperaturas, principalmente na metade sul do Mato Grosso do Sul.
Em relação às temperaturas são previstas mínimas de 19°C e máximas entre 32°C para as regiões sul e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas de 21°C e máximas de 35°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte são esperadas mínimas de 25°C e máximas de 39°C. Em Campo Grande, mínimas entre 23°C e máximas entre 33°C.