há 3 meses
Depois do Zé Pereira, moradora filma ratos em esgoto estourado no Lageado (vídeo)
Animais mortos ficaram jogados pela rua e mau cheiro impedia até os vizinhos de comer; Águas afirma que situação foi pontual e já está resolvida
Depois do caso do Zé Pereira, onde um morador flagrou ratazanas espalhadas pela avenida com dejetos de um esgoto estourado, outra leitora do TopMídiaNews compartilhou um caso semelhante no bairro Lageado.
A dona de casa, Aparecida Vieira, 60 anos, teve a mesma surpresa ao acordar e ver que o esgoto na rua de casa estourou e espalhou ratos mortos e muitos dejetos pela Rua Laura Franco, no sábado (21).
Segundo a moradora, a rua é a única que não tem asfalto e nem cascalho. "A sujeira se juntou com a terra, subiu um cheiro podre, não tem explicação, não conseguimos nem comer", conta.
Aparecida afirma que essa não é a primeira que o esgoto estoura e a vizinhança fica com a sujeira na porta das casas.
"Quando chove acontece isso, mas de aparecer rato é a primeira vez, a gente se sente desamparado", lamenta.
A reportagem entrou em contato com a Águas de Guariroba a respeito do caso, que respondeu: "a equipe verificou o local e não há extravasamento no momento. Provavelmente foi algo pontual por conta da chuva".
"Reforçamos a conscientização do uso correto da rede de esgoto para que situação como essa não ocorram. A Águas de Guariroba orienta ainda o registro de qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa. Isso pode ser feito nos canais oficiais de relacionamento: 0800 642 0115 (Whatsapp e SAC)", diz a assessoria.
Esgoto do Zé Pereira
Indignado com esgoto estourado, um morador do bairro Zé Pereira filmou a cena deplorável na porta de casa, com mais de 20 ratazanas mortas, na Avenida José Barbosa Rodrigues, em Campo Grande.
Segundo o desabafo do morador, toda vez que chove, o esgotou estoura na porta da residência e além do mau cheiro expulsa vários ratos mortos.
"Avenida José Barbosa Rodrigues, bairro Zé Pereira, pessoal vem sofrendo com esgoto, toda vez que chove, olha aqui, saúde, rato para tudo quanto é lado, mais de 20 ratos, ratazanas, toda vez esse sofrimento", diz o homem, desabafa.
Em contato com o morador, ele informou que independente da força da chuva, o bueiro da rua levanta e expulsa os dejetos que apodrecem a porta da casa das famílias.
"Não sabemos a quem recorrer. Quem retira esses bichos daqui? E o risco de doença, contaminação. Quando chove forte alaga, quando a chuva é mais leve o esgoto estoura. Não sabemos o que fazer, precisamos de ajuda", pede.
Em resposta ao caso, a Águas de Guariroba informou que uma equipe já foi direcionada ao local para solucionar a situação.
"Ressaltamos que casos de extravasamento de esgoto podem ocorrer por mau uso da rede. Todos os meses as equipes da concessionária removem mais de 46 toneladas de objetos descartados na rede de esgoto como restos de alimentos, óleo de cozinha, embalagens plásticas, absorventes, preservativos, cotonetes, entre outros. A Águas de Guariroba orienta ainda o registro de qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa. Isso pode ser feito nos canais oficiais de relacionamento: 0800 642 0115 (Whatsapp e SAC)", diz a resposta.