Tempo

há 2 meses

Onda de calor continua e quarta marca 44°C em MS

Em Campo Grande, a mínima foi de 28°C e a máxima chega aos 40°C

25/09/2024 às 07:10 | Atualizado 25/09/2024 às 07:25 Felipe Dias
Previsão aponta para clima estável, com sol e variação de nuvens - Berlim Caldeirão

Nevoeiro seco de fumaça devido às queimadas persiste em todo o território, com poucas nuvens sobre o céu e sem expectativa de chuva para esta quarta-feira (24) em Mato Grosso do Sul.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão aponta para clima estável, com sol e variação de nuvens. De acordo com a direção dos ventos, é provável que o céu permaneça coberto por uma camada de fumaça proveniente de incêndios florestais na região amazônica e também de estados e países vizinhos.

Essa condição climática se deve à presença de um sistema de alta pressão atmosférica que está promovendo o predomínio de tempo quente e sem chuvas no estado.

As temperaturas seguem acima do normal, podendo chegar até 41°C, juntamente com baixa umidade do ar, que ficará entre 7% e 20%. Por isso, é aconselhável beber bastante água, evitar ficar no sol durante os horários mais quentes e secos do dia, e ainda manter os ambientes úmidos.

Conforme o Inmet, as previsões meteorológicas indicam um clima quente e seco, aumentando o risco de incêndios florestais. Portanto, é aconselhável que as pessoas evitem iniciar incêndios em qualquer circunstância, já que tal ato é configurado como crime contra o meio ambiente.

O estado também está sobre um alerta de perigo devido à onda de calor e perigo potencial devido à baixa umidade. Em Campo Grande, a mínima foi de 28°C e a máxima chega aos 40°C. A umidade oscila entre 15% e 45% ao longo do dia.

Em Dourados, o dia amanheceu com 23°C e chega aos 42°C. Ainda na região sul, Nova Andradina tem a mesma mínima, porém a máxima será de 41°C. Na fronteira, Ponta Porã apresenta 24°C de mínima e 41°C de máxima. Iguatemi marca mínima de 22°C e máxima de 39°C nos termômetros.

Em Porto Murtinho, o dia começa com 26°C e chega até os 42°C. No Pantanal, Corumbá marca mínima de 26°C e impressionantes 44°C de máxima, a temperatura mais alta do estado. Aquidauana tem mínima de 25°C e máxima de 43°C.

No Bolsão, Três Lagoas tem mínima de 23°C e máxima de 41°C. Paranaíba apresenta mínima de 24°C e máxima de 41°C. Na região Norte, Figueirão tem mínima de 26°C e máxima de 41°C, enquanto Coxim marca mínima semelhante, porém máxima de 43°C.