Cidades

há 2 meses

MS tá como? 42ºC em Aquidauana e Pantanal com fumaça da Bolívia

Calor 'infernal' foi registrado nesta segunda-feira

24/09/2024 às 15:52 | Atualizado 24/09/2024 às 17:02 Thiago de Souza
Calor e fumaça afligem Pantanal de Corumbá e Aquidauana - Reprodução O Pantaneiro e Saul Schramm

Aquidauana viveu um dia de extremo calor nesta segunda-feira (23). O segundo dia de primavera teve temperatura máxima de 42,8º C. Em Corumbá não foi diferente, com 42,2º C de máxima. 

A medição foi feita pelo Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS, o Cemtec-MS. Água Clara, na região Leste do Estado, anotou temperatura máxima de 39,5ºC. 

A temperatura mínima mais alta em MS foi em Corumbá, com 28,1 ºC. Itaporã, na porção Sul do Estado, marcou 38,4ºC. 

Fumaça 

Ainda segundo o Centro, já nesta terça-feira (24), por volta das 8h40, imagem do satélite meteorológico registrou céu encoberto por fumaça em Mato Grosso do Sul. Na região pantaneira há uma maior concentração de fumaça devido à grande quantidade de incêndios florestais na Bolívia.

O Cemtec-MS trouxe também que os ventos sopram de leste/nordeste no Mato Grosso do Sul, com exceção da região pantaneira onde os ventos sopram de norte/noroeste.

Previsão 

A previsão do Centro indica tempo quente e seco em Mato Grosso do Sul, com temperaturas máximas que podem variar entre 38-43°C, principalmente na região pantaneira. A umidade relativa do ar fica muito baixa, com índices que variam entre 10-25%. 

Ainda destaca-se a possibilidade de recordes de temperatura máxima durante essa semana no estado. Em Campo Grande, máximas entre 37-38°C.