há 2 meses
Suspeita de 'caixa 2' e omissão podem derrubar candidato do PL em Maracaju
Luciano França declarou apenas R$ 6 mil, mas campanha sugere o contrário
Ação judicial pede investigação das contas de campanha do candidato Luciano Fernandes França, do PL, em Maracaju. Há suspeitas que ele não registrou legalmente de onde vem o dinheiro e onde são gastos os valores da campanha. Se for provado, ele pode ter o registro cassado.
O pedido de apuração vem da ‘’Coligação Maracaju Segue em Frente’’. Conforme a denúncia à Justiça Eleitoral, Luciano França teria declarado módicos R$ 6 mil na prestação de contas. Porém, a pequena quantia seria incompatível com os gastos realizados até o momento.
Ainda segundo apontado na ação, a coligação Maracaju Segue em Frente destacou a omissão de receitas e despesas no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) pode configurar abuso de poder econômico e levantar a suspeita de práticas ilícitas, como uso de caixa dois para financiar atividades de campanha.
A ação é a de número 0600184-74.2024.6.12.0016 e pode ser acessada no sistema da Justiça. O magistrado eleitoral Marco Antônio Montagnana Morais, diz a coligação, determinou a citação do candidato Luciano França que tem ainda o prazo de cinco dias para se justificar. Depois do prazo, o processo será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para análise.
Entramos em contato com o candidato e aguardamos retorno. O espaço está permanentemente aberto.