há 2 meses
Juízes de MS lançam livro 'Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho' em Campo Grande
Livro é homenagem ao Ministro do TST Amaury Rodrigues Pinto Junior e será lançado nesta sexta (20) em evento do TRT-MS
A Associação dos Magistrados do Trabalho da 24ª Região (AMATRA-24) lançará, nesta sexta-feira (20), às 14h, na sede do TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), a obra "Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho". O livro celebra a trajetória e homenageia o Ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Amaury Rodrigues Pinto Junior.
Trata-se de uma coletânea de artigos sobre o tema que dá título ao livro, escritos por diversos juristas, acadêmicos e profissionais da área. Há trabalhos de Ministros do TST, juízes do trabalho e de professores do Curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da AMATRA-24/INSTED.
A obra foi organizada pelos juízes André Luis Nacer de Souza, Geraldo Furtado de Araújo Neto e Priscila Rocha Margarido Mirault. Segundo o juiz André Nacer, um dos organizadores do livro, "os temas foram cuidadosamente escolhidos de modo a tratar de questões e controvérsias atuais da responsabilidade civil no Direito do Trabalho, tendo os autores explorado de maneira aprofundada e crítica os diversos aspectos que envolvem o tema".
O lançamento ocorrerá durante o evento "Acidente no trabalho e saúde mental", organizado pela Escola Judicial do TRT-24 e pela Coordenação Regional do Programa Trabalho Seguro, após a palestra que será realizada pelo Ministro Amaury com o título "A responsabilidade civil na jurisprudência do TST".
A palestra terá início às 14h e tem previsão de duração de 1h30. O lançamento ocorrerá logo em seguida com a presença do homenageado.
Quem é o Ministro Amaury Rodrigues Pinto Júnior
Único Ministro do TST com carreira construída em Mato Grosso do Sul, Amaury Rodrigues Pinto Junior é ex-desembargador do TRT da 24ª Região e natural de Curitiba (PR). É Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e foi presidente do TRT-24 em duas ocasiões (2007-2008 e em 2021, até tomar posse como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho).
Foi Coordenador do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (COLEPRECOR) no ano de 2008 e Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 24ª Região (AMATRA-24). Atualmente é professor do Curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da AMATRA-24, mantido em parceria com a Faculdade INSTED.