Geral

há 4 meses

Pesquisa mostra Marçal ampliando vantagem em SP, com 32,1%

Pesquisa do Instituto Veritá mostra Pablo Marçal na liderança, com 32,1% das intenções de voto, acima de Guilherme Boulos e Ricardo Nunes

16/09/2024 às 15:32 | Atualizado 16/09/2024 às 15:05 Metrópoles, parceiro do TopMídiaNews
Pablo Marçal e Guilherme Boulos durante debate - Reprodução / Metrópoles

Após revezes em levantamentos de intenção de voto na semana passada, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) voltou a aparecer liderando uma pesquisa eleitoral para a Prefeitura de São Paulo.

No caso, Marçal aparece na frente no levantamento divulgado nesta segunda-feira (16/9) pelo Instituto Veritá, que já mostrava o ex-coach bem acima dos demais candidatos a prefeito da capital paulista.

Na nova pesquisa, Marçal aparece liderando com 32,1% no levantamento estimulado. Guilherme Boulos (PSol) é o segundo colocado, com 26%. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aparece em terceiro, com 18,1%.

Na sequência, estão Tabata Amaral (PSB), com 5,5%, o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 5,4%, e Marina Helena (Novo), com 3%. Os demais candidatos ficaram abaixo de 1% das intenções de voto.

O Instituto Veritá havia feito um levantamento divulgado no dia 28 de agosto. Na ocasião, Marçal tinha 30,9%; Boulos aparecia com 21,6%; e Nunes era o favorito de 14,2% dos eleitores paulistanos.

O resultado da Veritá vai na contramão de pesquisas de outros institutos divulgados na semana passada. No Datafolha, Nunes (27%) e Boulos (25%) se distanciaram na liderança de Pablo Marçal, que oscilou para 19%.

Os números da Veritá também vão de encontro às pesquisas internas das campanhas. Como mostrou a coluna, os trackings de Ricardo Nunes já mostravam uma estagnação do candidato do PRTB.

Os dados da pesquisa

O Instituto Veritá entrevistou 3.020 eleitores entre 11 e 15 de setembro, ou seja, antes do episódio da cadeirada levada pelo ex-coach de Datena durante o debate da TV Cultura, na noite do domingo (15/9).

O instituto realizou as entrevistas por meio de unidade automatizada com reconhecimento de voz. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais. A pesquisa foi registrada sob o número “SP-08881/2024”.