Corumbá

10/09/2024 07:00

Atropelado há 6 meses, Jonatan teve necrose no osso e precisa urgente de cirurgia em Corumbá

Sem tempo para esperar pelo SUS, ele busca ajuda em vaquinha para realizar o procedimento no particular

10/09/2024 às 07:00 | Atualizado 09/09/2024 às 14:00 Felipe Dias
Sem outra alternativa, Jonatan resolveu criar uma vaquinha virtual no objetivo de realizar a cirurgia no particular - Arquivo pessoal

Jonatan Fred Lopes, de 43 anos, está há seis meses enfrentando uma batalha para recuperar a saúde. Ele foi atropelado em fevereiro e, desde então, enfrentou uma série de complicações. A última foi uma necrose no osso da bacia, que exige uma cirurgia urgente, a qual não tem condições para arcar.

Casado e com 3 filhas para criar, Jonatan é técnico antenista e conta que sempre foi o provedor da família. No dia 29 de fevereiro, no entanto, ele estava subindo a Rua Major Gama, em Corumbá, de moto quando um carro da Sanesul teria desrespeitado a preferencial e o atingido.

Jonatan relata que foi arrastado pelo carro e que teve uma fratura na Tíbia, Fíbula, no ombro esquerdo, no fêmur direito, no acetábulo esquerdo, além de lesão no nervo ciático. Ele ficou cerca de um mês em internado em Campo Grande para realizar diversas cirurgias. 

Agora, mesmo após alta médica, segue enfrentando diversas batalhas pela recuperação. "Vivo em cima de uma cama aos cuidados da minha esposa para tudo, a base de remédios fortes para suportar as dores que são muito tensas", conta Jonatan.

Após o acidente, a Sanesul não prestou nenhuma assistência, afirma. A empresa teria procurado a família no dia do acidente, porém, desde então, não prestou mais assistência, diz Jonatan. Ele chegou a entrar na Justiça para conseguir ressarcimento pelos gatos médicos, porém conta que foi negado. Agora, tenta recorrer e aguarda novo julgamento do pedido.

Enquanto isso, a esposa, que possui um pequeno comércio, teve que fechar o empreendimento para se dedicar aos cuidados do marido. Eles tentaram acionar o seguro DPVAT, porém o recurso está bloqueado. Já no INSS, Jonatan conta que foi inicialmente reprovado, recorreu e aguarda uma nova resposta. Enquanto esperam pelo Governo, a família vive de ajuda de parentes e amigos.

No último mês, no entanto, o quadro de saúde de Jonatan piorou. Ele conta que vem sofrendo com fortes dores, insuportáveis ao ponto de sofrer desmaios. Ele também tem tido febre de até 40 graus.

Preocupados, o casal buscou ajuda médica e, após tomografia, descobriu-se um coágulo na bacia. Segundo o médico, o osso do acetábulo (bacia) rejeitou uma placa e parafusos que havia colocado durante o procedimento cirúrgico.

O osso também teria necrosado, com Jonatan necessitando urgente de uma nova cirurgia para a retirada da necrose e inserção de uma prótese no local.  Esse material não tem disponível no SUS (Sistema único de Saúde).

Sem outra alternativa, Jonatan resolveu criar uma vaquinha virtual no objetivo de realizar a cirurgia no particular. Ele busca arrecadar cerca de R$ 70 mil, valor orçado para pagar a cirurgia, prótese, médicos e anestesista.

" O doutor nos indicou correr no particular porque preciso realizar essa cirurgia urgentemente, se não irá afetar outras partes do meu corpo, como já acontece. Estou sentindo dores fortes na coluna, a perna esquerda já não estico mais e o joelho direito, estou sentindo que jogo meu peso nele. Eu perdi 27 quilos nessa luta", declara.

Sem condições para arcar com o valor integral do procedimento cirúrgico, Jonatan pede apoio com qualquer doação. Os valores podem ser doados pelo link https://www.vakinha.com.br/5069061. Mais informações podem ser obtidas pelo contato (67) 99955-0138 (Michelly, esposa de Jonatan).

"Eu não tenho de onde tirar esse dinheiro e conto com a ajuda de todos vocês. Eu preciso realizar o mais rápido possível, dentre de 3 meses essa cirurgia. Toda ajuda será muito bem-vinda. Que Deus abençoe a cada um de vocês e multiplique mil vezes mais sobre a sua vida e de sua família", finaliza.