05/09/2024 19:00
Atleta desde os 3 anos, Maê conquista ouro no Judô e representará o Brasil em competição em Cuba
Maê foi uma das atletas que integrou a delegação do estado, garantindo a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Judô
Neste fim de semana (31 e 1º), Maê Müller de Oliveira, de apenas 11 anos, foi campeã sub-13 no Campeonato Brasileiro de Judô, realizado em Curitiba, no Paraná. Representando Mato Grosso do Sul, Maê foi uma das atletas que integrou a delegação do estado, garantindo a medalha de ouro na competição
Com a vitória, Maê foi convocada para integrar a seleção brasileira nas categorias sub-13 e sub-15 no Campeonato Pan-Americano de Judô, que será realizado em Cuba. A conquista veio após uma trajetória de muito esforço e dedicação que começou aos 3 aninhos.
Maê treina judô desde os 3 anos, quando começou suas aulas na academia Marruá, sob os cuidados da sensei Gislaine Mendonça. Hoje, ela treina com o sensei Luiz Alexandre, da academia Judô Moura, que realiza um trabalho excepcional com as crianças.
O irmão de Maê, Cael, de 13 anos, também é judoca e foi a razão pela qual ela começou a praticar o esporte. Juntos, os dois incentivam um ao outro, dividindo as conquistas e os desafios.
Sem patrocínio, Maê depende do apoio da família para participar das competições. Ela e os colegas de treino também vendem balas de goma para arrecadar fundos para viagens e despesas.
Apesar da pouca idade, a jovem atleta já acumula grandes resultados. Em 2022, Maê participou da primeira competição federada, na categoria sub-11, e, desde então, tem colecionado medalhas de ouro em todas as competições que disputa. Em 2024, ingressou na categoria sub-13 e, mais uma vez, brilhou com grandes resultados.
A mãe, emocionada, não esconde o orgulho que sente dos filhos. "Para nós, eles já são vencedores. Tão pequenos e, ao mesmo tempo, tão gigantes. A Maê está radiante, mas com os pés no chão. Mesmo após voltar de Curitiba, ela já queria voltar aos treinos no mesmo dia", declara.
Agora, Maê e a família voltam as atenções para o Pan-Americano em Cuba, onde ela espera trazer mais uma medalha para o Brasil e para Mato Grosso do Sul. "Estamos juntos, apoiando e fazendo de tudo para acompanhar mais essa realização", finaliza a mãe.