03/09/2024 07:10
Terça-feira começa com temperaturas extremas e baixa umidade em todo o MS
Meteorologia recomenda a ingestão de bastante líquido, ventilar e umidificar os ambientes
A previsão do tempo para esta terça-feira (3) em todo o Mato Grosso do Sul indica tempo estável, com predomínio de sol, variação de nebulosidade e com temperaturas acima da média para o período, com máximas que podem atingir entre 33°C e 39°C, de acordo com informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Nesta terça, Campo Grande marca mínima de 21ºC e máxima alcança os 36ºC. Dourados, Ponta Porã e Porto Murtinho, tem mínima de 18 ºC, 19 °C e 22 °C com máximas alcançando os 36ºC, 33ºC e 38ºC respectivamente. Em Iguatemi a mínima marca os 18ºC com máximas chegando aos 35ºC.
Na região pantaneira, Corumbá amanhece com 23 ºC, mas deve a temperatura deve chegar a máxima de 37 ºC. Em Aquidauana, o dia será ainda mais quente, com mínima de 21 ºC e máxima de 39 ºC.
Na região norte do estado, Coxim começa o dia com mínima de 20 ºC e deve chegar aos 37 ºC no meio da tarde. Em Camapuã, a mínima para o dia é de 21 ºC, e a máxima prevista pode chegar aos 36 ºC.
Na região do Bolsão, Três Lagoas amanhece com registro 20 ºC e chega aos 35 ºC no período da tarde. A mesma temperatura se assemelha na cidade vizinha, Paranaíba, onde a mínima para o dia é de 19 ºC e máxima pode chegar aos 37 ºC.
A previsão indica a continuidade do tempo firme com sol e variação de nebulosidade no estado do Mato Grosso do Sul. Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que atua como um bloqueio atmosférico e inibe a formação de nuvens e favorece o tempo quente e seco no Estado.
Além disso, conforme o Cemtec, durante o período da tarde, a umidade relativa do ar fica muito baixa, em torno de 8-20%. Por isso recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes. As condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico favorável para a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação.