Política

30/08/2024 12:21

Candidatos se apresentam e mostram padrinhos no 1º horário eleitoral gratuito

Propaganda gratuita será transmitida nos rádios e canais de televisão até o dia 3 de outubro

30/08/2024 às 12:21 | Atualizado 30/08/2024 às 17:24 Diana Christie
Reprodução/TV Globo

O horário eleitoral gratuito na rádio e televisão começou nesta sexta-feira (30). Em Campo Grande, a primeiro candidata a aparecer foi Rose Modesto (UB).

Rose optou por mostrar imagens do lançamento da campanha, sendo apresentada ao campo-grandense pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Destacou a religião e apoio da militância, além de prometer: “Eu farei a melhor gestão que Campo Grande já teve”.

Beto Pereira (PSDB) também falou sobre a fé e mostrou seu apadrinhado político Eduardo Riedel (PSDB), destacando que não está sozinho.

Na sequência, o candidato apresentou suas origens, enfatizando as raízes em Campo Grande, através da descendência de fundadores. Lembrou que foi prefeito de Terenos e deputado federal. “Quero ser prefeito e trabalhar para que você se orgulhe de ser campo-grandense”, enfatizou.

Com maior tempo disponível, Beto ainda mostrou a família, com destaque para depoimento do pai, o ex-senador Valter Pereira.

Pelo Psol, Luso se descreveu como jovem, trabalhador, comerciário e cientista político. Também deu espaço para a candidata a vice, Lia Santos, se apresentar aos eleitores. Ela destacou representar os servidores públicos, as mães e mulheres.

Candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP) optou por mostrar sua trajetória de vida, da infância em escola pública ao trabalho na venda de sorvetes para fazer a faculdade de Direito em Dourados. Na sequência, trouxe imagens do mandato de dois anos, com ênfase em obras de asfalto e habitação.

Camila Jara (PT) também focou em se apresentar ao eleitor, com imagens dos pais e fazendo a ligação com os movimentos de trabalhadores. “Desde pequena que eu aprendi que política é lugar de melhorar a vida das pessoas”, destacou.

Jara lembrou a trajetória como única vereadora mulher em Campo Grande e uma das mais jovens deputadas federais do Estado. Também vinculou o nome à imagem do presidente Lula (PT).

Beto Figueiró (Novo), Jorge Batista (PCO) e Ubirajara Martins (DC) não apareceram.

Campanha

A campanha política teve início em 16 de agosto, conforme determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Nos rádios e canais de televisão, a propaganda gratuita será transmitida até o dia 3 de outubro para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, e entre 11 e 25 de outubro para o segundo turno.

A eleição está marcada para 6 de outubro. Se necessário, o segundo turno deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês.

A propaganda eleitoral é obrigatória e deve ser feita em dois blocos de 10 minutos por dia, de segunda a sábado.