Algo mais

há 1 mês

Descoberta de câncer em professora incentivou outras mulheres a buscarem ajuda em Campo Grande

"Muitas mulheres estão passando por isso e não sabem como lidar com a situação",

25/08/2024 às 09:30 | Atualizado 25/08/2024 às 11:35 Dayane Medina
Reprodução/Rede social

Depois da descoberta do câncer de colo de útero, a professora Yasmin Dias, lida com confiança durante o tratamento e apoia mulheres que estão passando pelo mesmo processo, em Campo Grande.

Ao compartilhar publicamente o caso, Yasmin passou a receber mensagens de muitas mulheres jovens que descobriram recentemente o câncer e precisam de apoio para enfrentar o momento.

"A falta de informação sobre o câncer de colo de útero é alarmante entre as mulheres, elas se sentem inseguras por desconhecer o tratamento", explica Yasmin.

Através de conversas, a professora procura tranquilizar e orientar essas mulheres, fornecendo informações sobre médicos e clínicas, incentivando a calma diante de um tratamento que, embora desafiador, é temporário.

"Eu acabo conversando, tranquilizando elas, e ajudando com indicação de médicos, clínicas e aconselhando a não ficarem desesperadas porque o tratamento é difícil, mas vai passar", explica.

Tratamento

Em relação ao próprio tratamento, depois de passar por quimioterapia e radioterapia, Yasmin aguarda atualmente o novo passo pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar a braquiterapia no Hospital do Amor.

Apesar dos efeitos colaterais persistentes como cansaço e pressão baixa, a jovem relata que a vida está voltando à normalidade após os primeiros passos do tratamento.

"Ainda sinto um pouco dos efeitos colaterais, mas é tudo dentro do esperado", diz Yasmin.