Política

21/08/2024 08:32

Soraya visita Lula em articulação pela presidência do Senado

Sul-mato-grossense e senadora do Maranhão querem entrar na disputa contra Alcolumbre

21/08/2024 às 08:32 | Atualizado 21/08/2024 às 11:04 Diana Christie
Soraya Thronicke, Lula e Eliziane Gama. - Reprodução/Redes Sociais

As senadoras Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Eliziane Gama (PSD-MA) visitaram o presidente Lula, nesta terça-feira (20), para articular candidatura à presidência da Casa de Leis. O encontro, que não estava na agenda oficial, teria sido promovido pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Eleita em Mato Grosso do Sul especialmente pelo voto bolsonarista, Soraya se justificou nas redes sociais destacando que vai conversar com todos os partidos em prol do bem coletivo. “O Brasil é maior do que todos nós e as necessidades da população são prioridade. Quando nos conscientizamos da tamanha responsabilidade que assumimos, o verdadeiro espírito estadista se manifesta”.

Soraya se afastou da figura de Jair Bolsonaro ainda antes da última eleição, quando concorreu à presidência e enfrentou o ex-líder. Desde então, tem se destacado especialmente na CPMI que investiga a tentativa de golpe em 8 de janeiro.

“O que nos une deve ser maior do que qualquer questão ideológica ou partidária que poderia nos desunir. Meu lado é o Brasil! Meu lado é o dos brasileiros! Não medirei esforços para cumprir as minhas obrigações. A política é a arte de fazer o possível e o impossível em prol do coletivo”, enfatiza Soraya.

Tom um pouco diferente da senadora Eliziane Gama, que divulgou o encontro com orgulho: “É sempre uma honra estar com o presidente Lula. Hoje tratamos das conjunturas políticas que definirão o futuro do país, destacando que os três poderes devem caminhar com independência e harmonia. Com a amiga e líder, Soraya Thronicke, tratamos das nossas propostas p/ q isso se concretize”.

Gama e Thronicke estão em pré-campanha pela presidência do Senador em 2025. Segundo a CNN, elas têm um acordo de que a que tiver maior apoio vai encabeçar a disputa com o apoio da outra. Interlocutores do planalto disseram que Lula não se comprometeu em ajudá-las, mas se mostrou entusiasta das candidaturas femininas.

Eliziane já conseguiu sinalização positiva da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman e do senador José Sarney (MDB). Junto com Soraya, elas estariam de olho, agora, em um encontro com a primeira-dama, Janja da Silva. A oposição é encabeçada por David Alcolumbre (União-AP).