Polícia

20/08/2024 18:07

Assassino confessa que matou desafeto por ciúmes da esposa em Brasilândia

José Onório foi morto a pauladas e a facadas no Assentamento Mutum

20/08/2024 às 18:07 | Atualizado 20/08/2024 às 18:02 Elizeu Ribeiro
José Onório da Silva, de 45 anos, foi morto no dia 04 de agosto, a facadas e pauladas no assentamento Mutum - Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil indiciou José Antônio, que confessou ter matado José Onório da Silva, de 45 anos, a pauladas e facadas no Assentamento Mutum, no município de Brasilândia, no dia 04 de agosto. João Antônio teve ajuda de outra pessoa, identificado por Laércio, de 55 anos, que está preso.

Conforme o Cenário MS, investigadores identificaram duas testemunhas, sendo que uma delas seria João Antônio, que teria indicado a participação de dois homens, Laércio e Vitor, que teriam discutido com a vítima antes do crime.

Conforme o Delegado Avelino Rafael Mantovani, na mesma semana do crime, dia 8, Laércio foi preso e confessou que desferiu golpes de faca em José Onório para defender João Antônio, qualificado inicialmente apenas como testemunha, que também teria agredido a vítima com um pedaço de madeira, resultando em afundamento craniano.

Em depoimento, Vitor negou envolvimento e apontou Laércio e João Antônio como responsáveis pelo crime, assim como a outra testemunha do caso.

Posteriormente, João Antônio confessou o homicídio e revelou que o crime teria sido motivado por ciúmes, pois ele mantinha um relacionamento com a ex-esposa de José Onório, que não aceitava o fim do casamento e teria o ameaçado de morte. Com base do depoimento dos envolvidos, Laércio permanece preso, enquanto Vitor foi liberado. Já João Antônio será indiciado por homicídio qualificado e também responderá por denunciação caluniosa.

O crime

Dois homens, de 55 e 22 anos, foram identificados como suspeitos no envolvimento do assassinato de José Honório da Silva, de 45 anos, que ocorreu, no final da tarde do último domingo (04), no Assentamento Mutum, em Brasilândia – distante a 358 quilômetros de Campo Grande.

Durante as investigações, apurou-se que o crime ocorreu no domingo, contudo, populares apenas acionaram a Polícia Civil às 09h do dia 05/08/2024. Segundo eles, o acionamento não foi feito anteriormente, por medo dos criminosos.

Por meio de testemunhas e imagens de câmera de segurança, apurou-se que quatro indivíduos chegaram em duas motos, próximas ao local do crime, um deles, identificado como L.F.S. (55) – indivíduo com diversos registros criminais anteriores. Ele foi até a vítima e desferiu alguns golpes de faca em seu corpo (a faca foi localizada e apreendida).

Os demais, sendo eles: duas testemunhas e o segundo autor, V.M.B.S. (24), ouviram os gritos e correram até o local, momento em que V.M.B.S. pegou um pedaço de madeira e, com a vítima já caída ao solo, desferiu alguns golpes, afundando o crânio de José Honório.

Em seguida, todos os envolvidos evadiram-se. A motivação teria sido uma briga ocorrida entre a vítima e os dois autores. 

A Polícia Civil segue com as investigações visando localizar os autores, que são considerados foragidos.