Geral

16/08/2024 16:24

'Brasil não vai fechar 2025 com déficit fiscal', garante Simone Tebet

Ministra disse ainda que novas medidas estão sendo preparadas pela equipe do Planejamento para que a conta também possa ser fechada em 2026

16/08/2024 às 16:24 | Atualizado 16/08/2024 às 15:51 Metrópoles, parceiro do TopMídiaNews
TopMidiaNews

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), garantiu que as atuais medidas em curso são suficientes para que as metas de equilíbrio fiscal até 2025 sejam cumpridas. Segundo a ministra, o corte de gastos por meio de revisão de benefícios irregulares e fraudulentos serão suficientes para fechar o Orçamento de 2025.

Será necessário cortar entre R$ 25 bilhões e R$ 26 bilhões para garantir a meta de déficit zero no ano que vem.

“Tenho um compromisso fiscal de garantir meta zero, ou seja, o Brasil não vai fechar 2025 com déficit fiscal. Ele tem que fechar, no mínimo, com equilíbrio, com neutralidade.

Para o Orçamento de 2025, as medidas apresentadas ao presidente são suficientes para o objetivo de meta zero, o equilíbrio fiscal no ano que vem”, afirmou para a imprensa após reunião com conselheiros da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) nesta sexta-feira (16/8).

Tebet disse ainda que novas medidas estruturantes estão sendo preparadas pela equipe do Planejamento para que a conta também possa ser fechada em 2026, mas que não irá tornar as medidas públicas ainda porque o pacote não foi despachado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Questionada sobre se medidas como a desindexação de benefícios do salário mínimo ou a revisão dos pisos de saúde e educação, Tebet disse que “nada está fora da mesa, a não ser aquilo que a gente sabe que tem dificuldade política no Congresso Nacional, não é desejo do presidente ou mesmo a gente não concorda”.