14/08/2024 15:51
Criminosos tentam usar nome do Corpo de Bombeiros para aplicar golpes
Corporação informou que não envia e-mails com aviso de vistoria, nem cobrança de taxas para emissão de certificados
Criminosos tentaram se passar pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para tentar aplicar golpes envolvendo supostas vistorias em imóveis, além de cobranças inexistentes de taxas para a emissão de certificados.
Por meio de nota, a corporação informou que não faz envio de e-mails informando sobre a realização de visitas para a emissão ou validação de certificados de vistoria, tampouco envia boletos com cobrança de taxas.
"Informamos ainda que qualquer contato via e-mail alegando irregularidades pode ser golpe e deve ser informado imediatamente a autoridade policial da sua cidade", diz trecho da nota.
No Mato Grosso do Sul a emissão de certificado de vistoria relativo ao Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico é regulamentado pela Lei Nº 4.335 de 10/04/2013, além de outras normas técnicas, todas disponíveis em nosso site.
O Corpo de Bombeiros ainda explicou algumas orientações para evitar que as pessoas caiam em golpes:
1 - Não é uma prática do Corpo de Bombeiros enviar e-mails, mas caso seja necessário ou solicitado, sempre seguirão o padrão oficial da instituição, com o final @cbm.ms.gov.br
2 - Qualquer cidadão que necessite emitir certificado de vistoria para seu imóvel pode acessar o site https://www.bombeiros.ms.gov.br/ e, no rodapé, clicar em SISTEMA PREVENIR, onde poderá consultar informações sobre validade do certificado, certificado on-line, processos de segurança contra incêndio e pânico, suporte técnico, legislação e outras informações.
3 - Em caso de dúvidas procure o Seção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do seu município.