Política

há 1 mês

Marina Silva participa de evento em Campo Grande para discutir Plano Clima Participativo

As propostas debatidas nas plenárias poderão ser incorporadas à primeira versão do Plano Clima, que será apresentada pelo presidente Lula na COP 29

14/08/2024 às 07:57 | Atualizado 14/08/2024 às 08:26 Diana Christie
As propostas debatidas nas plenárias poderão ser incorporadas à primeira versão do Plano Clima, que será apresentada pelo presidente Lula na COP 29 - Marco Codignola

O ciclo de plenárias do Plano Clima Participativo chega a Campo Grande nesta quarta-feira (14), com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O encontro, que ocorrerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, marca o quarto de oito eventos presenciais voltados à discussão das políticas climáticas do país até 2035.

O objetivo das reuniões é engajar a sociedade civil, oferecendo espaço para o envio de propostas, esclarecimento de dúvidas e divulgação das etapas de elaboração do plano. Em Campo Grande, o foco do debate será o bioma Pantanal, a maior planície de inundação contínua do mundo, com início previsto para as 16h.

A condução do Plano Clima está a cargo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), que reúne representantes de 22 ministérios, além da Rede Clima e do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. A estratégia nacional é sustentada por dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças climáticas.

O ciclo de plenárias teve início em Brasília, no dia 30 de julho. A segunda reunião foi em Recife, no dia 1º de agosto, abordando o Sistema Costeiro-Marinho. Em seguida, Teresina sediou a discussão sobre a Caatinga, no dia 2. Depois do evento em Campo Grande, os próximos encontros ocorrerão em São Paulo (Mata Atlântica), Porto Alegre (Pampa), um local ainda a definir na Amazônia, e Imperatriz, no Maranhão (Cerrado).

Além de Marina Silva, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, também estará presente em todos os eventos. Na capital sul-mato-grossense, a ministra Cida Gonçalves, da pasta das Mulheres, é outra presença aguardada. 

As propostas debatidas nas plenárias poderão ser incorporadas à primeira versão do Plano Clima, que será apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29, no Azerbaijão, em novembro. O resultado final, com ampla participação popular, será apresentado na COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro do ano que vem.