Cidades

há 3 meses

Mato Grosso do Sul sairá do frio severo para onda de calor intensa em poucos dias

Calorão de 37°C voltará a bater na porta dos sul-mato-grossenses de quarta-feira em diante

12/08/2024 às 16:45 | Atualizado 12/08/2024 às 16:26 Vinicius Costa
É calor que não acaba mais - André de Abreu

A onda de frio intensa que teve muita força para derrubar as temperaturas e provocar recordes em algumas cidades de Mato Grosso do Sul, deve se despedir nos próximos dias, isso porque em seu lugar, uma onda de calor intensa já está prevista para aterrizar até o fim de semana com temperaturas que poderão superar os 37°C.

Apesar dessa mudança radical prevista pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as mínimas continuam baixas pelo menos até quarta-feira (14), principalmente ao amanhecer. No entanto, é de quinta-feira (15) em diante que o calor volta com tudo e as temperaturas sobem bastante.

Nestes próximos dias, a previsão indica a continuidade do tempo firme com sol e variação de nebulosidade. As condições meteorológicas previstas de tempo estável devem mudar devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco.

"Estas condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico propício para a ocorrência de incêndios florestais. Essas condições impactam na saúde humana e no meio ambiente", diz o sistema meteorológico.

As temperaturas estarão em elevação já a partir de quarta-feira, mas seu ápice começa a aparecer na quinta, sendo previstas mínimas de 15°C e máximas de 33°C para as regiões sul, leste e sudeste.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas de 14°C e máximas de 36°C. Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas de 17°C e máximas de 37°C. Pontualmente podem ficar abaixo dos 14°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 13°C e máximas de 33°C.