Saúde

07/08/2024 14:37

Bebê morre por complicações de catapora; criança não foi vacinada

Paciente desenvolveu pneumonia e não resistiu

07/08/2024 às 14:37 | Atualizado 07/08/2024 às 19:03 Diana Christie
Wesley Ortiz

Uma bebê de 1 ano e 10 meses morreu com complicações decorrentes de catapora no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), em Mato Grosso do Sul.

A tragédia ocorreu no último dia 3 de agosto, às 07h58. A criança foi admitida na instituição no dia 31 de julho, às 23h57, após apresentar febre e lesões vesiculares pruriginosas por cinco dias.

A paciente foi inicialmente atendida em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no dia 31 de julho, onde recebeu antibióticos antes de ser encaminhada ao Humap. Na admissão no hospital universitário, exames de imagem revelaram um quadro de pneumonia grave, complicação da varicela (catapora) que levou à morte da criança.

De acordo com informações do Humap, as vacinas do bebê estavam em atraso. A dose da Tetraviral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, deveria ter sido administrada aos 15 meses de vida, mas não foi realizada.

O atraso ou a ausência de vacinas podem deixar crianças vulneráveis a doenças graves e potencialmente fatais, conforme informações do Programa Nacional de Imunizações.

A varicela, apesar de ser frequentemente considerada uma doença infantil comum, pode levar a complicações sérias, como pneumonia, especialmente em crianças pequenas.