Algo mais

04/08/2024 18:10

Sushi queridinho em Campo Grande nasceu após muita luta e também amor (vídeo)

Há 11 anos, restaurante cativa com sabores do Japão em Campo Grande

04/08/2024 às 18:10 | Atualizado 04/08/2024 às 09:16 Méri Oliveira
As opções são muitas e os sabores, sensacionais - Silas Lima

Geam de Oliveira Ishikawa e Arnaldo Taíra foram, ainda adolescentes, viver no Japão. Por lá permaneceram por 20 anos, até que voltaram ao Brasil e, diante das circunstâncias, decidiram abrir um restaurante japonês que acabou virando o queridinho dos campo-grandenses: o Sushi Ya.

A equipe do Algo Mais, do TopMídiaNews, foi até o estabelecimento conhecer um pouco da história, e traz, agora, para você. 

Geam conta que as famílias dela e de seu marido vieram do Japão para o Brasil, chegaram nos navios e aqui se estabeleceram há muitos anos. 

Décadas depois, ela e o marido, Arnaldo Taíra, viveram no Japão por 20 anos e retornaram ao Brasil. Porém, quando aqui chegaram, a realidade era diferente e, com dificuldades por causa do idioma - já que viveram mais tempo na Terra do Sol Nascente do que na Cidade Morena -, por não terem formação acadêmica ou uma profissão, Geam e Arnaldo se viram diante de um grande desafio: encontrar uma maneira de ganhar a vida e ter o próprio sustento. 

Assim, como a cozinha japonesa é a favorita dela, foi ali que decidiram investir. O início foi difícil, pois foram os dois que colocaram as mãos na massa, e, por várias madrugadas, o casal testou mais e mais receitas, história que Geam conta com a voz embargada e lágrimas nos olhos. 

"A gente começou aqui, né? É complicado. Eu faço arroz, meu marido abriu peixe, que é aquilo ali. E a gente passava a noite trabalhando, às vezes não dava certo, a gente errava, e a gente não desistia. A gente tem caderno até hoje de marcação, mas passamos noites, tentando acertar as receitas, sem dormir."

Aos poucos, o restaurante foi atraindo e cativando cada vez mais o paladar campo-grandense e, hoje, é uma das referências em comida japonesa e rodízio de sushi em Campo Grande.

O caminho, de qualquer maneira, teve seus percalços, em especial, durante a pandemia de covid-19, que fez com que tudo tivesse de ser repensado, reinventado, e o trabalho, redobrado. 

Hoje, o Sushi Ya atende tanto no almoço, quanto no jantar, com rodízios e pratos à la carte, e tem um cardápio bastante apreciado pelos frequentadores, que acabam se tornando fieis. 

A história do estabelecimento é inspiradora, o cardápio é incrivelmente delicioso - sou suspeita para falar, já que a cozinha japonesa é uma das minhas preferidas - o atendimento é de excelência e, confesso, como alguém que já é cliente há vários anos, foi emocionante conhecer essa história que jamais imaginei ter sido vivida pelos proprietários. 

Experimentando:

É díficil entrar em detalhes sobre cada um dos pratos servidos, já que o rodízio completo do Sushi Ya é bastante diversificado, com sushis, sashimis e outros pratos, tanto quentes, quanto frios, que são de encher os olhos só de olhar, já que também são muito bonitos e coloridos. 

Entretanto, há vários destaques e recortes: os sushis tradicionais são muito bem feitos, de forma que não se "desmancham" com o manuseio, com a "pega" do hashi, e nem ao ser colocado no molho shoyu ou limão (no meu caso, gosto de misturar o shoyu com o limão - e garanto - fica ainda mais delicioso).

São todos preparados com muito capricho, com produtos de qualidade, o que faz toda diferença no sabor. 

Eles têm torresmo de salmão. Torresmo de salmão, vocês acreditam nisso?! E é uma delícia, tá? 

O restaurante oferece, ainda, uma variedade de sashimis, incluindo o de lula e, ainda, sashimi de salmão feito com o torou - parte mais nobre do salmão, que fica na barriga do peixe, e tem uma textura altamente macia, mais leve e ainda mais saborosa, além de ser a parte do salmão que tem a maior concentração de ômega-3 - e que está disponível nos rodízios completos. 

É importante salientar que o rodízio tem também opções de pratos quentes, como sobá, yakisoba, kaarague, entre outros, todos muito deliciosos!

Vale, e muito, a pena ir até lá para experimentar e prestigiar, quer seja o rodízio simples ou o completo. 
Se você, assim como eu, já gostava do Sushi Ya antes de conhecer a história da Geam e do Arnaldo, com certeza, vai passar a admirá-los, assim como eu, ao saber de toda a história emocionante de luta, de desafios superados, e de merecido sucesso. 

Recomendo com a certeza mais do que absoluta, vá conhecer, porque vale a pena demais!

Serviço: 

O sushi Ya fica na Rua José Antônio, 770, Centro de Campo Grande, com horário de funcionamento de segunda a sábado, das 11h15 às 13h45 para o almoço, e das 18h às 23h30, de segunda a domingo, para o jantar.

No Instagram procure por @sushiya, bem como, no Facebook

Mas, se você está em casa e quer obter mais informações, ou entrar em contato com o delivery, pode ligar no (67) 3305-6418, ou mandar mensagem no (67) 99935-9764, pelo WhatsApp. 

Confira: