há 5 meses
Jovem entregaria 'encomenda' a pedido de amigo quando foi abordado por criminosos no Iracy Coelho
Motoentregador nega que transportava drogas; Entrega terminou em perseguição, tiros e gritos de moradores
Jovem de 27 anos, preso na noite desta quarta-feira (24) por tráfico de drogas, realizava entrega de uma "encomenda" a pedido de um amigo quando foi abordado por dois criminosos, com armas em punho, segundo depoimento à polícia. A situação gerou uma perseguição entre a dupla de atiradores e um traficante, gerando pânico na Vila Aimoré, em Campo Grande.
Segundo o jovem, relatado em boletim de ocorrência, ele é motoentregador e estava em casa com a mãe quando foi contratado para entregar um pacote, que ele não sabia o conteúdo, por R$ 100. Ele relatou ter buscado o pacote em uma praça no bairro Centenário e que o levaria a frente de uma conveniência na Rua Glaudiney Brum, no Iracy Coelho.
Ao chegar ao endereço, em um Chevrolet Corsa Classic, no entanto, foi surpreendido por um carro Fiat Siena, que o fechou. No interior do veículo haviam dois homens encapuzados, com armas em punho.
Temendo pela vida, ele arrancou com o carro, na tentativa de fugir, porém, foi perseguido. Durante a perseguição, os atiradores realizaram diversos disparos contra o jovem, acertando a lataria do carro.
Imagens de câmeras de segurança mostram os veículos envolvidos em alta velocidade pelo bairro. Em determinado momento, ambos quase perdem o controle após passar por um quebra-molas. No vídeo, também é possível ouvir os disparos e os gritos de uma mulher em pânico.
A perseguição teve início na Rua Glaudiney Brum, e percorreu várias ruas até a Avenida Guaicurus. Lá, os atiradores conseguiram interceptar o traficante, roubar a encomenda e fugir momentos antes da chegada de uma viatura da Polícia Militar.
Questionada pelos policiais sobre o ocorrido, a vítima contou os fatos, mas teria entrado em contradição diversas vezes, afirmando inicialmente que não sabia o conteúdo da encomenda. Os policiais também teriam sentido um forte cheiro de maconha vindo do jovem. Ele foi perguntado a respeito e disse ser usuário de drogas e que havia em casa uma porção para consumo próprio.
A polícia, então, foi até a residência do suspeito, onde a mãe teria permitido a entrada dos agentes. No quarto do jovem, foram encontrados 626 gramas de maconha. Segundo os militares, neste momento, ele teria confessado estar transportando drogas no carro.
O jovem, além das passagens por tráfico de drogas, possui histórico criminal por roubo majorado e outros delitos desde a adolescência. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e tráfico de drogas.
Durante os trabalhos periciais, dois fragmentos de munição foram encontrados e apreendidos no veículo do traficante. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) compareceu ao local para coletar evidências.
Na delegacia, o traficante negou transportar drogas e alegou que a maconha encontrada em seu quarto era para consumo próprio. A defesa questiona a legalidade da entrada dos policiais na residência, alegando que a mãe dele foi coagida a permitir o acesso.
A Polícia Militar preservou os vestígios do crime até a chegada da perícia e da Polícia Civil, que guincharam o veículo para o Detran após a liberação da cena. O caso segue sob investigação.