Transformada

24/07/2024 07:00

Há 10 meses livre do câncer, empresária testemunha milagre e cura em Campo Grande: 'Deus me honrou'

Diagnóstico veio quando quadro já estava avançado, mas Risélia não se deixou abater e hoje comemora a saúde

24/07/2024 às 07:00 | Atualizado 24/07/2024 às 09:36 Dayane Medina
Repórter Top

O diagnóstico do câncer de mama e metastasse óssea não foram capazes de abalar a fé da microempresária que lutou 10 meses para receber o diagnóstico de cura e testemunhar a vitória, em frente a 200 pessoas, em uma igreja de Campo Grande.

Risélia Cristina de Souza Siqueira, 49 anos, enfrentou uma batalha árdua, daquelas que testam os limites do corpo e da alma. Em novembro de 2022, uma dor persistente na lombar foi o primeiro sinal de alerta. O diagnóstico não tardou a chegar e dois meses após alguns exames veio o resultado: câncer de mama em estágio avançado, já com metástase óssea.

Para muitos, seria uma sentença, um caminho de dor e incertezas. Para Riselia, foi o início de uma prova de fé e resiliência, mesmo quando os médicos indicaram remédios paliativos para dar qualidade de vida no tempo que restava.

"Desde o começo, os médicos foram claros, tratamento paliativo para aliviar a dor, sem garantias de cura", relembra Riselia. Mas a fé inabalável e o apoio da família tornaram a luta suportável.

"Deus me manteve de pé", ela diz, lembrando como as dores intensas cederam e como nunca precisou enfrentar os estágios mais severos da doença.

Enquanto seguia o tratamento com medicação oral e intravenosa para fortalecer os ossos, Riselia não deixou a tristeza tomar conta.

"Pesquisei como melhorar minha qualidade de vida. A tristeza, dizem, alimenta o câncer", ela explica, enfatizando como adotou a hidroginástica e a musculação como aliadas na luta pela saúde.

A rede de apoio foi essencial, o carinho do marido, filhos e neta ajudaram na batalha. "Minha família, meu marido, meus filhos e netos estiveram ao meu lado, torcendo, orando", lembra emocionada.

As orações da neta, pedindo pela cura da avó, eram momentos de força renovada. "Deus cuidou de mim de maneira linda".

Em setembro de 2023 a família viveu um dos momentos mais lindos, os exames não apontavam mais câncer.

Em outubro, no mês da conscientização sobre o câncer de mama, Riselia recebeu a confirmação de exames limpos, nenhum vestígio da doença.  "Foi um milagre", comemora.

Desde então, os exames de rotina têm trazido resultados positivos, e em dezembro de 2023, ela recebeu alta médica.

"Aprendi que não podemos nos deixar abater, quando descobri o câncer, descobri que ele se alimentava de tristeza, então fui cuidar de mim, fazer hidro, musculação, hoje sou uma pessoa saudável e eternamente grata e pude testemunhar a vida diante de uma igreja com mais de 200 pessoas", detalha.

Rosélia ainda é paciente oncológica e faz exames a cada 2 meses.

Your browser does not support HTML5 video.