Cidades

há 4 meses

Sentiram saudade? Frio pode retornar com temperaturas de 5° em MS nos próximos dias

Pelo menos duas frentes frias devem atuar entre o final de julho e o início de agosto

22/07/2024 às 18:10 | Atualizado 22/07/2024 às 18:29 Vinicius Costa
Friozão pode voltar com tudo na próxima semana - Silas Lima

A reta final julho deve promover surpresas para os sul-mato-grossenses no sentido de temperaturas e aspectos meteorológicos. Há a expectativa de que o frio retorne em dois períodos nas próximas semanas em Mato Grosso do Sul, com uma frente fria de menor intensidade e outra de maior intensidade, jogando as temperaturas para 5°C.

Isso porque o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que há previsão de chuvas entre os dias 22 e 30 para as regiões do extremo sul e sudeste do Estado. E essa chegada da chuva pode ajudar a promover a primeira etapa da mudança climática.

Conforme o sistema meteorológico, segunda-feira (29) e terça-feira (30), uma frente fria deve desembarcar em solo sul-mato-grossense, diminuindo um pouco as temperaturas e deixando as manhãs mais geladas do que estão atualmente nesses dias de "calor intenso".

Porém, essa mudança já é 'cortada' pelo aumento das temperaturas que permanecerá ativo entre os dias 1° e 4 de agosto. Mas a segunda passagem da frente fria, que começa justamente no dia 4, deverá ter intensidade ainda maior e suficiente para derrubar as temperaturas mínimas para abaixo dos 5°C.

Enquanto a chegada dessas duas frentes frias não chegam a Mato Grosso do Sul, essa semana deverá ser de intenso calor e temperaturas que superam a barreira de 36°C, como em Corumbá, por exemplo. Já em Campo Grande, a semana deve ser marcada com máximas de 32°C.

A previsão indica tempo firme com sol e poucas nuvens sobre o estado de Mato Grosso do Sul. Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco.

Além disso, haverá predomínio do ar seco aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10-30%.