Política

há 4 meses

Políticos têm contas reprovadas pelo TCE-MS; Beto, Daltro e outros na lista

Cabe somente ao TRE-MS decidir se ficam ou não inelegíveis

22/07/2024 às 16:50 | Atualizado 22/07/2024 às 17:23 Thiago de Souza
Beto conseguiu efeito suspensivo contra condenação - Marcos Thomé - RN - Silas Lima - arquivo

Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta segunda-feira (22), relatório com nomes de prefeitos ou ex-prefeitos que tiveram as contas de suas gestões reprovadas. Na relação da Corte constam nomes de políticos famosos e importantes no Estado, como do deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Campo Grande Beto Pereira (PSDB). 

Outro entre os nomes de destaque estão o ex-prefeito de Sidrolândia, Daltro Fiúza, que pretende disputar a eleição local novamente. 

Conforme descrito pelo Tribunal, a listagem traz nomes dos ''dos responsáveis que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, com imputação de débito e por decisão irrecorrível desta Corte de Contas''. 

Além disso, são divulgadas as contas de Governo (Balanço-Geral), cujo julgamento já ocorreu pelo respectivo Poder Legislativo e o Decreto regularmente enviado à este Tribunal''. 

O tribunal, presidido pelo conselheiro Jerson Domingos, fez questão de esclarecer que a prerrogativa de declarar os listados como inelegíveis é do Tribunal Regional Eleitoral. 

VEJA A RELAÇÃO DE NOMES COMPLETA:

Também consta o nome do pré-candidato à prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira, que já administrou a cidade de Terenos por duas gestões. 

No entanto, a defesa de Beto entrou com recurso contra o acórdão do TCE e conseguiu um efeito suspensivo por incidente de nulidade.