Campo Grande

há 6 meses

Prefeita Adriane destaca avanços na Educação em feijoada na ACP em Campo Grande

Ela citou Meta Nacional de Alfabetização na Capital, de 97,09%

15/07/2024 às 17:11 | Atualizado 15/07/2024 às 16:38 Thiago de Souza
Adriane visitou ACP em Campo Grande - Reprodução Facebook

Prefeita Adriane Lopes (Progressistas) esteve na Feijoada do Sindicato Campo-Grandense de Profissionais da Educação Pública, a ACP, neste domingo (14), em Campo Grande. No evento, ela destacou os avanços obtidos na Educação da cidade nos últimos dois anos.   

''A nossa gestão é focada no diálogo e no cumprimento de compromissos. Estamos trabalhando de maneira ativa e presente para promover melhorias contínuas na educação municipal. Além de retomar as promoções, investimos fortemente na infraestrutura das escolas, com a construção de novas salas de aula e a revitalização das unidades escolares. Implementamos programas voltados para a recuperação da aprendizagem e a valorização dos professores'', afirmou.

Conforme divulgado pela prefeitura, desde que assumiu a prefeitura, abril de 2022, Adriane tem se destacado por sua gestão dialogada e participativa, especialmente no setor educacional. Logo no início de seu mandato, Adriane enfrentou e contornou uma greve dos professores, demonstrando uma postura aberta ao diálogo com a categoria.

Um marco significativo desta administração ocorreu neste ano, quando a prefeita assinou um acordo com a ACP, prevendo a retomada das promoções entre os educadores da rede municipal de ensino. Essa medida, que estava paralisada desde 2019, cumpre o plano de carreiras dos educadores e foi considerada histórica pela categoria, sendo recebida com aplausos e reconhecimento.

A valorização dos professores tem sido um ponto alto da gestão de Adriane Lopes. A sanção da lei de recomposição salarial do piso do magistério alinhou os salários ao piso nacional. Além disso, foram realizados concursos públicos com 323 vagas para professores, todos convocados, e a nomeação de 106 secretários escolares. A eleição democrática de 105 diretores escolares também foi um destaque.

Campo Grande superou a média nacional de alfabetização, atingindo 97,09% da população alfabetizada, comparado aos 93% do país. A taxa de não alfabetizados caiu de 5,01% em 2010 para 2,91% em 2022, muito abaixo da média nacional de 7%. A alfabetização indígena também merece destaque, com taxas de 96,85% entre homens e 94,93% entre mulheres.

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Campo Grande se destacou, ocupando o 14º lugar entre as capitais em 2022. A cidade obteve notas acima da média nacional, com 5,4 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais do ensino fundamental. Investimentos em programas como ''Aprender Mais na Reme'' e ''Simulado Reme'' têm sido fundamentais para a melhoria desses índices.

A prefeitura também investiu R$ 40 milhões no programa “Juntos Pela Escola”, que revitaliza as 205 unidades escolares da cidade, com previsão de conclusão até o final de 2024. Foram construídas 166 novas salas de aula para atender a demanda crescente por vagas, ampliando a capacidade da rede municipal em 6.600 novas vagas.