Taquarussu

26/06/2024 08:45

Proprietário rural é autuado em R$ 3 mil por maus-tratos contra cavalo em Taquarussu

PMA encontrou animal morto, sem comida e água; ele estava doente há dias e dono não buscou tratamento

26/06/2024 às 08:45 | Atualizado 26/06/2024 às 09:15 Felipe Dias
O animal morto estava muito magro e aparentava estar naquele local há alguns dias - Divulgação/PMA

Um proprietário rural, de 67 anos, foi autuado por maus-tratos contra um cavalo em uma fazenda de Taquarussu, a 384 quilômetros de Campo Grande (MS). Animal estava doente há alguns dias, mas dono não buscou ajuda veterinária.

O caso foi atendido após denúncia à equipe do 3º Grupamento de Polícia Militar Ambiental, com sede em Batayporã, na tarde desta segunda-feira (24), conforme o site Nova News. Segundo relato, animal estaria sofrendo maus-tratos e não conseguia mais se levantar.

A equipe foi ao local, porém se deparou com um animal adulto que já se encontrava sem vida. Segundo relato do proprietário da fazenda, ele até aplicou um remédio, mas admitiu que não havia procurado assistência veterinária especializada para que o animal pudesse ser medicado adequadamente. 

O animal morto estava muito magro e aparentava estar naquele local há alguns dias. Próximo a ele, não foi observada a presença de água ou comida, ficando clara a omissão por parte do proprietário.

Diante dos fatos, foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 3 mil, pelo abandono. O dono também responderá pelo crime de maus-tratos, com pena prevista de detenção de três meses a um ano e multa, sendo a pena aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.