Vitória

12/06/2024 13:00

Mariana comemora a última quimioterapia após 2 anos de tratamento contra a leucemia

Para a mãe, ver a filha de 5 anos chegar a essa fase é uma grande conquista para toda a família

12/06/2024 às 13:00 | Atualizado 12/06/2024 às 15:42 Claudemir Candido
Mariana comemora a última quimioterapia após dois anos de tratamento contra a leucemia - AACC/MS

Mariana Oliveira Silva, de 5 anos, diagnosticada com Leucemia Linfóide Aguda, comemorou nesta quarta-feira (12) sua última quimioterapia. O tratamento que durou dois anos e dez meses chegou ao fim, a partir de agora a pequena fará apenas o acompanhamento com exames e consultas. 

Acompanhada da mãe, Taynara da Silva Oliveira, a pequena Mariana deu mais um passo para a vitória na jornada de cura do câncer.

Para Taynara, ver a filha chegar a essa fase é uma grande conquista para toda a família. 

"Descobrimos a leucemia quando ela tinha dois anos. Todo o tratamento foi uma grande luta, somos de Camapuã e fomos acolhidos pela AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) e recebemos todo o apoio e cuidade. Hoje só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e depois aos médicos que sempre cuidaram muito bem da minha filha. Agora só temos a comemorar e continuar o acompanhamento dela", conta a mãe. 

O que é a leucemia?

A leucemia é o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica.
Muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas. Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas.